Documentário explora percurso de mulheres negras
na militância e em luta. Foto: Divulgação
O Centro de Ciência Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), recebe nesta quinta-feira, 12, a
Mostra Cinema em Movimento, com a exibição do documentário "Vozes Negras", de Isabela Ferreira, Karime Pereira e Maria Eliane Alves.
O filme será apresentado gratuitamente às 18h no Auditórito Tito Sena, aberto à comunidade acadêmica. Após a exibição será realizada um debate sobre o documentário, com a presença da professora e doutora em História Carol Lima de Carvalho.
A partir de entrevistas disponibilizadas pelo acervo CPDOC sobre o movimento negro nacional, o documentário Vozes Negras explora o percurso empreendido pelas mulheres negras na militância e a luta contra desigualdades raciais e de gênero, dentro do movimento, agora, protagonistas da própria história.
Sobre o Cinema em Movimento
O
Cinema em Movimento – Circuito Universitário exibirá filmes seguidos de debates em universidades e instituições de ensino de todo o Brasil até dezembro. Para a realização do Cinema em Movimento – Circuito Universitário, foram selecionados universitários das 26 capitais do país e do Distrito Federal. Eles são os ‘agentes mobilizadores’ em suas cidades e têm a responsabilidade de organizar um total de 405 sessões presenciais e 135 lives em suas páginas no Instagram.
O projeto é realizado desde 2000 pela MPC Filmes com o objetivo de fomentar, no ambiente acadêmico, o diálogo e a reflexão sobre questões de interesse nacional e histórico abordadas nas obras a serem exibidas. Atualmente, conta com patrocínio da Petrobras, através do programa Petrobras Cultural, que foi remodelado fortalecendo as ações para o audiovisual e o cinema brasileiro.
Nesta edição, serão exibidos cinco filmes com temáticas ligadas aos Direitos Humanos. Entre eles, os longas Para Onde Voam as Feiticeiras , de Eliane Caffé, Carla Caffé e Beto Amaral, Rio, Negro , de Fernando Sousa e Gabriel Barbosa, e Olha Pra Elas , de Tatiana Sager, além dos curtas-metragens Vãnh gõ tõ Laklãnõ, de Barbara Pettres, Flávia Person e Walderes Coctá Priprá, e Vozes Negras , de Isabela Ferreira, Karime Pereira, Maria Eliane Alves.
Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br