O Laboratório de Educação e Infância (Laborei), do
Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promoverá em outubro a 9ª edição do
Colóquio Diálogos Freirianos.
O evento terá como tema “O menino que lia o mundo: miradas e narrativas no encontro com as infâncias” e se destina ao estudo e à reflexão sobre a obra e o legado de Paulo Freire, reconhecendo a sua importância para a emergência ou a consolidação em diferentes propostas de educação, desafiando a sua própria reinvenção nas experiências pedagógicas desenvolvidas em diversos contextos educativos e etários.
A
programação terá início em 4 de outubro com a conferência “O menino que lia o mundo”, com a participação de Carlos Rodrigues Brandão, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e Babyton Santos da Costa, educador popular e produtor cultural.
Para 13 de outubro está prevista a mesa “Dos encontros e dos diálogos freirianos em nossas andanças pela educação”, integrada pelos professores Adilson De Angelo, do Laborei da Udesc Faed, e Maria Tereza Goudard Tavares, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
A mesa “Nada sobre nós sem nós – memórias e narrativas sobre as infâncias, com as infâncias” será realizada em 19 de outubro e contará com Márcia Aparecida Gobbi, da Universidade de São Paulo (USP) e Adriana Alves da Silva, da Unicamp e do Laborei.
A conferência de encerramento intitulada “Infâncias com Paulo Freire” será em 28 de outubro com a participação de Patrícia Redondo da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso-Argentina) e Walter Kohan, da UERJ.
A programação é organizada coletivamente pelo Laborei da Udesc; Núcleo de Estudos e Pesquisa da Educação na Pequena Infância (Nupein), Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre Violências (Nuvic), e Grupo de Estudos e Pesquisas Etnografia e Infância (Gepei) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Grupo de Estudos em Educação Infantil, Infância e Crianças (Grupei) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Formação de Professores e Processos Educativos (Gepefoppe) do Instituto Federal Catarinense (IFC); e Grupo de Pesquisa Educação, Infância e Gênero (Gedig) da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).
A participação no evento dará direito a certificado de 20 horas. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no link do formulário (
acesse aqui). Haverá transmissão do colóquio pelo Youtube, no canal do Laborei (
acesse aqui).
Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
Jornalista Carolina Hommerding
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br