Obra reúne relatos sobre práticas de docência no
campo da Geografia em escolas. Foto: Divulgação
O Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), lançou nesta quarta-feira, 25, o e-book
"Percursos e experiências vivenciadas no Programa Residência Pedagógica Geografia na Udesc". A obra reúne contribuições e relatos de experiências realizadas durante as atividades do programa em escolas, entre 2022 e 2024, com destaque para ações de qualificação e formação de estudantes e também a relação entre universidade e educação básica.
Acesse aqui o
livro completo.
O e-book foi organizado pela professora Rosa Elisabete M. W. Martins, coordenadora do
Laboratório de Estudos e Pesquisas de Educação em Geografia (Lepegeo), da Udesc Faed, e pelas doutorandas em Educação Agatha da Rosa dos Santos e Kelly Cristina Onofri.
O livro digital apresenta 11 capítulos, cada um com artigos diferentes que exploram experiências e reflexões em torno do programa de Residência Pedagógica em Geografia. A obra apresenta relatos e análises que destacam a importância da integração entre teoria e prática na formação de futuros professores e professoras de Geografia, proporcionando ao leitor uma visão sobre as contribuições e desafios enfrentados pelos residentes.
Há abordagens sobre educação ambiental, sobre a formação docente, sobre o desenvolvimento do raciocínio geográfico, sobre as percepções dos estudantes de Licenciatura em Geografia no contexto escolar, sobre segregação racial no contexto africano, entre outros. O segundo capítulo, por exemplo, aborda a literatura de Júlio Verne e as possibilidades para o ensino de Geografia, a partir da análise da obra "A Ilha Misteriosa".
"Os artigos ilustram a riqueza e a complexidade da formação docente por meio da Residência Pedagógica. Cada contribuição reflete o esforço contínuo de futuros educadores e seus mentores em alinhar teoria e prática, sempre com o objetivo de transformar a sala de aula em um espaço de construção crítica e colaborativa do conhecimento", afirmam as organizadoras.
Sobre o Programa de Residência Pedagógica
O Programa Residência Pedagógica faz parte das ações direcionadas à Política Nacional de Formação de Professores e que possui como finalidade o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura. O Programa concede bolsas a estudantes de graduação, professores e professoras das Universidades e das Escolas de Educação Básica. Com a participação no programa os bolsistas têm a oportunidade de realizar uma imersão em escolas de Educação Básica parceiras.
Entre as atividades que os bolsistas são responsáveis está também a regência de sala de aula e intervenções pedagógicas, que claro, são sempre acompanhadas pelo professor ou professora da escola, no nosso caso, da Geografia, e também orientados pelo/a professor/a responsável da Instituição de Ensino Superior.
O Programa, assim como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é Financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes) que tem como entendimento que os cursos de formação inicial de professores/as deve assegurar aos graduandos habilidades e competências que lhes permitam realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica.
Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br