Projeto reúne instituições de ensino superior de
Portugal e outros países. Arte: Divulgação
O
Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), é um dos parceiras do
projeto Dignipédia Global: sistematizar, aprofundar e defender direitos humanos em contexto de globalização. A iniciativa liderada por instituições de ensino superior de Portugal visa a capacitação de alunos, escolas e universidades, assim como professores, para o incentivo à cultura dos diretos humanos.
Uma das principais atividades é a elaboração de dois dicionários de direitos humanos, um pedagógico e outro global, com termos acerca da temática. A Udesc Faed participou com a escrita de dois termos para o dicionário global - Paulo Freire e Primo Levi.
Confira aqui o
dicionário global e o
dicionário pedagógico. O primeiro é direcionado a especialistas da área e também ao público em geral, e o segundo é voltado ao público infanto-juvenil, para crianças e jovens em idade escolar. Outra ação é a criação de uma plataforma online de acesso livre e gratuito, onde ficarão disponíveis os dois dicionários, bem como outros recursos de aprofundamento da temática dos direitos humanos.
De acordo com o professor e diretor-geral da Udesc Faed, Celso Carminati, que assina as duas entradas no discionário global, o Dignipédia é um projeto internacional com parcerias interdisciplinares entre diversas instituições. "O resultados estão sendo disponibilizados em acesso aberto ao público e que tem a nossa participação, como representante da Udesc Faed. Vincula-se ao campo dos direitos humanos, a partir da elaboração dos discinários, articulado a ações do projeto com atividades em escolas e outras instituições educativas. Está sendo um belo desafio fazer parte desse grupo de pesquisadores", comenta.
Mais informações sobre os dicionários podem ser obtidas diretamente no site
oficial do projeto.
Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br