Encontro reuniu a vice-reitora, a coordenadora do Niiad, a
coordenadora do Neab e professora da Udesc Cead.
Foto: Divulgação/Udesc
No início desta semana a equipe gestora da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizou uma reunião para estabelecer diretrizes e ações para o desenvolvimento da Política de Ações Afirmativas e Diversidades da universidade.
O encontro aconteceu, na segunda-feira, 8, no gabinete da vice-reitora, Clerilei Bier, em Florianópolis, e contou com a presença da gestora, da coordenadora do
Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), Maria Helena Thomaz, da coordenadora do Núcleo Institucional de Ações Afirmativas e Diversidades (Niaad), Rose Clér Estivalete Beche, e da professora do
Centro de Educação a Distância (Cead), Soeli Francisca Mazzini Monte Blanco.
Foram debatidos temas como a nova proposta de resolução e o texto de Políticas de Ações Afirmativas e Diversidade da Udesc, que serão encaminhados para aprovação nos colegiados nos próximos meses. Segundo a vice-reitora, o conteúdo foi amplamente discutido e fundamentado nas leis vigentes, buscando assegurar o acesso de estudantes e servidores por meio do sistema de cotas, bem como prever uma Política de Permanência na universidade.
A reunião acompanha uma série de ações que vêm sendo desenvolvidas pela Udesc para viabilizar a elaboração da Política de Ações Afirmativas. Dentre elas estão a criação do Niaad, Núcleo vinculado à
Secretaria de Assuntos Estudantis, Ações Afirmativas e Diversidades (SAE), e a formação de uma comissão relacionada ao tema, composta por estudantes e servidores.
“O núcleo recentemente criado centralizará, institucionalmente, as ações no âmbito do desenvolvimento da política, garantindo a representatividade da Udesc na comunidade e em espaços oficiais externos”, explica Clerilei.
De acordo com a coordenadora do Niaad, professora Rose Clér, o núcleo será responsável pela proposição e operacionalização das atividades previstas na política que está em construção. “Entendo que só é possível efetivar ações em espaços públicos contando com representantes dos diferentes âmbitos, bem como, com representantes dos diferentes grupos afetos à política proposta”, ressalta.
A ideia é de que o Niaad trabalhe em parceria com as entidades e laboratórios da universidade que já buscam soluções relativas às ações afirmativas, não apenas de inclusão, mas também de permanência estudantil. “Nesse sentido, contaremos com o
Neab,
AYA,
Nudha,
NAE,
LEdI e todos os outros espaços representativos, o que será fundamental para assegurar a implementação da política”, completa Rose Clér.
Além do núcleo e da Comissão de Ações Afirmativas, outra ação desenvolvida em julho pela Udesc foi a indicação da professora do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), Cláudia Mortari, para representar a universidade no Grupo de Trabalho Interinstitucional que irá debater a implementação da Política de Educação para as Relações Étnico Raciais (ERER) em Santa Catarina. Em conjunto com a Secretaria de Estado da Educação, Ministério Público e outros órgãos, a Udesc irá pensar alternativas para a inclusão de conteúdos referentes à história e cultura indígena e afro-brasileira no Ensino.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7934