Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

20/06/2024-13h38

Professora da Udesc Faed participa de mesa especial em congresso na Colômbia

 

Mariana Joffily contribui com debate sobre o Golpe  de 64 e seus reflexos no Brasil. Foto: Divulgação
A professora Mariana Joffily, do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), participou na última semana da quadragésima segunda edição do Congresso Internacional da Latin American Studies Association (LASA), ocorrido em Bogotá, Colômbia. A docente integrou mesa especial à convite da organização do congresso, intitulada "Brasil, 1964-2024: um passado presente", que também contou com a participação de outros pesquisadores como Rodrigo Patto Sá Motta (UFMG), Ben Cowan (UCLA - San Diego), Maria Paula Araújo (UFF) e com o moderador Enrique Desmond Arias (Baruch College).

A mesa temática ocorreu no sábado, 15, na Universidade Javeriana. De acordo com a proposta da mesa, ainda que o golpe de Estado de 1964 tenha ocorrido há seis décadas, esses acontecimentos seguem presentes, desde o persistente legado da ditadura em relação às desigualdades sociais e autoritarismo estatal, até o atual cenário de polarização política e ascensão da extrema direita ao poder. O golpe de Estado de 1964 é um marco não apenas para o Brasil, mas também para a América Latina, já que inaugurou um ciclo de intervenções militares e ditaduras que afetou vários países da região.

Diante destes cenários, o painel que fez parte da programação do evento objetivou analisar o impacto do golpe de Estado de 1964 e a ditadura militar em sua época, considerando tanto o contexto brasileiro como o marco transnacional ao qual se vinculou, com ênfase nas ações repressivas e conservadoras do Estado e, por outro lado, nas atitudes sociais diante do regime autoritário, especialmente o ativismo das forças de oposição e resistência.

De acordo com a professora da Udesc Faed, os panelistas ofereceram algumas reflexões sobre o cenário recente, no qual o passado ditatorial serviu de inspiração a forças autoritárias em diferentes países, o que faz que a preservação da democracia seja um desafio para o presente e o futuro.

Mais informações sobre sobre o congresso e os outros temas debatidos podem ser obtidos na página oficial do evento.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Mariana Joffily contribui com debate sobre o Golpe  de 64 e seus reflexos no Brasil
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h