A graduanda Marina Tamaki Sugiyama foi finalista do prêmio
de relevância acadêmica em um dos eventos
Os membros do Grupo de Pesquisa "Estrutura dinâmica e conservação da Biodiversidade e Geodiversidade" (
Biogeo), do
Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) integraram a programação de dois eventos nacionais em novembro.
Entre os dias 15 e 19 de novembro ocorreu o XIII Simpósio Nacional de Geomorfologia, realizado de forma remota pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O grupo Biogeo, coordenado pelo professor Jairo Valdati, do departamento de Geografia da Udesc Faed, participou com a apresentação de 8 trabalhos de pesquisa e mesa de debate, tendo ainda um trabalho finalista do prêmio de relevância acadêmica.
O professor Jairo Valdati participou do evento como palestrante da mesa de debate sobre “Geomorfossítios como patrimônio: um olhar cultural sobre a natureza abiótica”. Em sua fala, o professor explorou a componente cultural do relevo enquanto bem geomorfológico a ser valorizado como patrimônio natural material, bem como citou exemplos de seus estudos realizados no exterior e destacou os trabalhos atuais que está desenvolvendo no Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul.
O doutorando Thales Vargas Furtado apresentou trabalho sobre os conteúdos sobre geomorfologia na educação básica a partir dos quais poderia se discutir sobre Geodiversidade e seus desdobramentos conceituais.
A mestre Yasmim Fontana Rizzolli dos Santos apresentou os mapas geomorfológicos de detalhe de três geomorfossítios do GCCS - os cânions Fortaleza e Itaimbezinho e o Paredão da Areia Branca, buscando destacar os valores científicos desses sítios. Outro trabalho apresentado pela Yasmim foi o resultado de pesquisa sobre o roteiro geoturístico envolvendo geossítios no município de Timbé do Sul.
A mestranda Isabella Carvalho de Souza apresentou a caracterização de perfis de solos desenvolvidos em depósitos eólicos pleistocênicos holocênicos na planície costeira do Parque Natural Municipal da Lagoinha do Leste.
O trabalho do mestrando Cláudio Boeira Junior discutiu a relação entre a dinâmica da praia, a distribuição da vegetação da restinga e as características granulométricas dos solos ao longo da praia da Armação, em Florianópolis.
O graduando Ciro Borges apresentou os resultados da avaliação quantitativa de geossítios de interesse geomorfológico presentes no território do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul.
A graduanda Marina Tamaki Sugiyama participou com dois trabalhos, em que foram discutidos a suscetibilidade à ocorrência de corridas de detritos no Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul. A graduanda foi finalista do prêmio de relevância acadêmica.
Na mesma semana, entre os dias 16 e 18 de novembro, dois trabalhos foram apresentados no XII Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial, realizado pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).
O trabalho do graduando Ciro Borges discutiu os resultados da comparação entre diferentes métodos de avaliação quantitativa de geossítios no Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, e a graduanda Marina Tamaki Sugiyama apresentou trabalho sobre as ameaças antrópicas aos geossítios do Geoparque.
“Os trabalhos foram realizados com a participação dos integrantes do Biogeo e outros pesquisadores, valorizando, desta forma, a produção científica do Grupo de Pesquisa e também das parcerias e das redes de trabalho”, ressalta o professor Jairo.
Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
Jornalista Carolina Hommerding
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br