Professoras Martha, Luciane e Lucilene participaram de
dois eventos no Chile. Foto: Divulgação
Três professoras do
Departamento de Pedagogia do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), apresentaram nos últimos dias na
Universidade de Santiago de Chile (Usach) trabalhos desenvolvidos seus grupos de pesquisa e extensão. As docentes participaram de dois eventos específicos: Simpósio Qualidade de Vida e Educação, Ciência e Tecnologia e o VI Congresso de Ciências, Tecnologias e Culturas: Qualidade de Vida, entre 24 e 27 de julho.
A professora Lucilene Lisboa de Liz, coordenadora do
Laboratório de Vivências e Alternativas Lúdicas (Lalu) e participante dos grupos de pesquisa Aquisição, Aprendizagem e Processamento da Linguagem Oral e Escrita (Prolinguagem) e do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Tecnologia Educacional e Educação Matemática (Nepesteem) apresentou o trabalho "A dimensão lúdica no ensino de língua portuguesa: atividades linguísticas na formação de professores", resultante das ações do projeto de extensão "Programa de Extensão Brinquedos e brincadeiras – um caleidoscópio de ideias e vivências".
Já a professora Martha Kaschny Borges, membro do corpo docente do
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Udesc Faed, apresentou o trabalho em conjunto com sua orientanda de mestrado Lais Tredicci Lopes Niero , intitulado "A emergência de um novo perfil semiótico cognitivo de leitores pós-pandemia". A particip ação da mestranda Laís foi possibilitada por meio de recursos de edital PROAP/Capes. Martha desenvolve suas pesquisas nos grupos Educação e Cibercultura (Educacyber) e Observatório de Práticas Escolares (OPE), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado Santa Catarina (Fapesc).
Por sua vez, a professora Luciane Mulazani dos Santos, coordenadora do PPGE, apresentou o trabalho "O mal-estar docente de professores que ensinam matemática na Educação Básica: insatisfação e não permanência na profissão", resultante do projeto de pesquisa intitulado "O (mal) bem-estar docente de professores que ensinam matemática na Educação Básica: retratos de (in)satisfação e (não) permanência na profissão", desenvolvido nos grupos de pesquisa Observatório de Práticas Escolares (OPE) e Núcleo de Estudos e Pesquisa em Tecnologia Educacional e Educação Matemática (Nepesteem), também com apoio da Fapesc.
Fortalecimento da internalionalização
Além das apresentações de suas pesquisas, as professoras participaram de reuniões com representantes docentes e pesquisadores de diferentes instituições de ensino superior da América Latina para estabelecimento de parcerias em novos projetos, redes de pesquisa, eventos e publicações, fortalecendo a internacionalização do centro de ensino.
Está prevista a continuidade dessas reuniões de trabalho para planejamento e execução de ações em conjunto. O objetivo é que a participação das docentes nos eventos da universidade chilena resultem em projetos que alcancem a graduação e a pós-graduação da Udesc Faed, em ensino, pesquisa e extensão.
Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br