Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

07/06/2024-17h00

Docentes da Udesc Faed podem responder pesquisa sobre violência contra educadores

Pesquisa visa investigar formas de violência contra docentes em todo o país. Arte: Divulgação
Docentes do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), podem responder a partir desta sexta-feira, 7, à pesquisa nacional “A violência contra educadores como ameaça à educação democrática: um estudo sobre a perseguição de educadores no Brasil", realizada pelo Observatório Nacional da Violência contra Educadores (Onve), da Universidade Federal Fluminense (UFF), em parceria com o Ministério da Educação (MEC).

Acesse o site para responder ao questionário.

Nesta quinta-feira, 6, o diretor-geral da Udesc Faed, professor Celso Carminati, representou o centro de ensino em evento alusivo ao lançamento da pesquisa nacional na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), que também contou com a presença do professor Fernando Penna, coordenador do Onve, e lideranças políticas do Estado. 

A pesquisa, de caráter nacional, é dedicada a investigar as diversas formas de violência contra as liberdades de aprender e de ensinar enfrentadas por profissionais da educação no Brasil. Com abrangência em todos os níveis de ensino e em todas as regiões do país, o estudo busca mapear a situação atual por meio do questionário online, visando contribuir para a formulação de políticas públicas e estratégias de apoio concretas. O objetivo é gerar dados e conhecimentos técnicos que permitam a defesa e a reparação de educadores que sofram ou tenham sofrido violência no exercício da profissão. 

Sobre o Onve

O Onve é um projeto de extensão interinstitucional, com sede na UFF, voltado para o estudo e o combate a violências cometidas contra profissionais da educação, as quais violam as liberdades de aprender e de ensinar. Os pesquisadores, as associações e os movimentos sociais os quais compõem o Observatório entendem que o entrelaçamento entre as liberdades de aprender e de ensinar e o direito à educação é um fundamento da democracia no Brasil. O diagnóstico do Observatório é que existe uma perseguição sistemática a educadores. Neste contexto, o Onve foi criado para investigar a situação e produzir dados e estudos sobre o assunto.

No momento, o Onve tem três frentes principais de atuação:
  • Elaboração de uma pesquisa nacional para traçar um diagnóstico da violência contra educadores em nosso país;
  • Elaboração de protocolos de acolhimento jurídico e psicológico para educadores vítimas de violência no exercício de suas funções;
  • Elaboração de protocolos para o Disque 100 ser usado como ferramenta de recepção de denúncias por professores que passam por violência no exercício de sua função. 

Com informações da Assessoria Especial de Comunicação Social do MEC

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br 

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 4
  • Diretor-geral da Udesc Faed, Celso Carminati, participou de lançamento de pesquisa na Alesc
  • Imagem 5
  • Imagem 6
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h