Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

12/06/2024-16h37

Aluno da Udesc Faed vence prêmio nacional de teses com trabalho sobre cantora cubana

Igor Lemos Moreira entrevistou a cantora Gloria Estefan para realização da tese. Foto: Divulgação
O estudante e doutor em História pelo Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Igor Lemos Moreira, foi o vencedor da terceira edição do Prêmio Anphlac de Teses, cujo resultado foi divulgado nesta semana, na categoria História da América Contemporânea (de 1950 até o presente). O concurso é promovido pela Associação Nacional de Pesquisadores e Professores de História das Américas (Anphlac), entidade que reúne profissionais dedicados à pesquisa e docência em História das Américas no Brasil, nas mais diversas dimensões desse conhecimento.

A tese de Igor, doutor e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), da Udesc Faed, tem o título "Uma voz da cubanidade no exílio: Gloria Estefan entre representações e engajamentos". Confira aqui o estudo completo. O trabalho foi orientador pelo professor Dr. Ricardo Santhiago Correa, do PPGH. "Acompanho o prêmio de teses da Anphlac desde a primeira edição, sempre com trabalhos de grande qualidade. Fiquei muito feliz e honrado pelo PPGH indicar minha tese ao prêmio", afirma o pesquisador.

O estudo analisa a trajetória artística da cantora cubana Gloria Estefan, com ênfase nos engajamentos e representações latinas e cubanas construídas ao longo de sua carreira, entre 1977 e 2016, desde o lançamento do primeiro álbum de sua carreira, Renacer/Live Again (1977), como vocalista da banda Miami Sound Machine, e o falecimento de Fidel Castro (2016), considerado por Gloria Estefan como um dos grandes representantes da Revolução.

Como tese central, Igor defende que Gloria Estefan foi uma artista fundamental para a elaboração de representações de latinidades e cubanidades, entendidas como campos de disputas narrativas globalmente, que envolveram dimensões sociais para além das indústrias da cultura, como sua atuação política e social.

Para realização do estudo, Igor contou com bolsa de apoio à pesquisa pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), assim como realizou um estágio sanduíche na University of Miami, também com bolsa da Capes. Igor é graduado em História pela Udesc Faed.

Mais informações sobre o Prêmio Anphlac de Teses podem ser obtidas na página oficial da entidade.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Igor Lemos Moreira entrevistou a cantora Gloria Estefan para realização da tese.
  • Tese foi defendida por Igor de forma remota
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h