Universidade organizou versão local do TED Talks
Cerca de 900 pessoas lotaram o Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, na noite chuvosa da última terça-feira, 19h, para o TEDxUdesc. Os TEDx trazem palestras curtas e de alto impacto, ao redor do mundo, com organizadores independentes e a chancela da marca TED, pensados para disseminar ideias que valem a pena ser espalhadas. E tudo foi ainda temperado com a arte local e de estudantes da própria Udesc.
Com o tema geral “Pontes” o evento trouxe 12 palestras no formato TED Talks, com tempo de até 18 minutos. De diferentes maneiras, os speakers abordaram alguma das oito áreas da extensão (dimensão da universidade que leva o conhecimento além de seus muros): Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção, Trabalho.
Depois de passarem por um trabalho de pós-edição e curadoria, o que deve levar algumas semanas, os vídeos das palestras deverão estar disponíveis na plataforma global do TED.
Ideias a serem espalhadas
Todos compartilharam pontos de vista a partir de suas próprias experiências pessoais, com suporte em evidências. A comunicadora Mariana Torquato, especialista em políticas públicas, trouxe o tema do capacitismo. O professor Octávio Lebarbenchon, da Udesc, falou sobre liderança. Camila Gomes, que também é psicóloga, falou sobre seu ofício de benzedeira, aliando a ciência à fé e sabedoria popular.
O velejador olímpico Bruno Fontes, sistematizou em oito passos o longo caminho que trilhou para transformar sonho em realidade. A professora Carolina Andion, da Udesc, abordou a inovação social para mostrar com a ciência pode melhorar diretamente e vida das pessoas e comunidades. A juíza ouvidora do STF, Flávia Martins, destacou a necessidade de mais diálogo entre o poder público e a sociedade.
A pesquisadora Karina Marcelino, doutoranda em Administração na Udesc, falou sobre diversidade, equidade e inclusão, especialmente nas organizações. Ronaldo Barcelos, idealizador dos livros e desenhos animados dos Guerreiros da Amazônia, defendeu a educação como caminho para enfrentar a crise climática. A psicóloga Fernanda Bornhausen trouxe conhecimentos da neurociência para falar de equilíbrio e bem-estar.
Tadany Cargnin, da IBM, argumentou que a curiosidade deve ser a base da cultura organizacional, gerando conhecimento e inovação. A influenciadora Bárbara Marcondes, trouxe a mensagem de que cada um deve se ver como a pessoa mais importante de sua própria vida. E o empresário Paulo Orione defendeu o erro como fator essencial na trajetória de sucesso de um empreendedor, transformando os obstáculos em caminho.
Crianças e cultura
À tarde, antes do evento principal, mais de 500 estudantes da rede pública de ensino da região participaram de um pré-evento, resultado de uma parceria entre o programa STF na Escola e dois programas de extensão da Udesc (Esag Kids e Educação e Cultura Política) – ambos ligados ao Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag).
A juíza-ouvidora do STF, Flávia Martins Carvalho, apresentou às crianças, entre 8 e 12 anos, conceitos de cidadania, direitos e democracia. “Na democracia, cada um pode escolher o jeito que quer ser”, disse. Ela convidou as crianças a serem defensoras da Constituição, e a fala da juíza se encerrou com um grito forte de “Democracia!”.
A mesma parceria também resultou no livro infantil “Uma aventura com a Constituição”, usado pelo STF na Escola e distribuído às crianças no Teatro do CIC. Elas também assistiram a um desenho animado com a mesma história do livro, também produzido dentro da parceria entre STF e Udesc.
O pré-evento contou ainda com o escritoar Ronaldo Barcelos falando sobre os "Guerreiros da Amazônia" e uma sessão de contação de histórias do professor Eduardo Jara, com o tema inovação, fechando com um show com a cantora Ana Rosa e o músico Pablo Rodrigues.
Participaram de escolas de Florianópolis, São José, Palhoça e Porto Belo.
Atrações culturais
Ana Rosa e Pablo Rodrigues também se apresentaram em um dos intervalos do evento principal do TEDxUdesc, que contou com várias atrações locais. Entre elas o grupo de teatro Coletivo Barbotinas e um espetáculo de dança do grupo Lona Azul, ambos formados por estudantes da Udesc. A noite se encerrou com show da banda Dazaranha.
Na abertura e fechamento de cada bloco de palestras, o público assistiu a atrações culturais locais. No primeiro bloco, a sessão começa com o teatro do Coletivo Barbotinas e termina com o espetáculo circense da Lona Azul. O segundo bloco terá abertura da dupla formada pelo músico Pablo Rodrigues e a cantora Ana Rosa. O TEDxUdesc se encerrou com show da banda Dazaranha.
TED
A Technology, Entertainment and Design (TED) é uma organização sem fins lucrativos que promove conferências, chamadas TED Talks, tratando de temas inovadores e relevantes nas mais diversas áreas. Cada palestra tem no máximo 18 minutos, trazendo pesquisadores, cientistas, profissionais criativos e pessoas que estão constantemente inovando e mudando o mundo ao seu redor.
Para multiplicar ainda mais as ideias, também foram criados os TEDx, eventos promovidos por organizações independentes ao redor do mundo, com licenciamento da marca TED e o mesmo formato. A universidade, por meio dos professores Patrícia Vendramini e Eduardo Jara, ambos do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), é organizadora oficial do TEDxUdesc.
Para o professor Eduardo Jara, o evento mostrou que a cultura de inovação desde a base é algo possível de realizar quando envolvemos muitos parceiros com o mesmo propósito. A professora Patrícia Vendramini, destacou que o teatro lotado vivenciou uma experiência única, mostrando que a Universidade é um vetor importante para disseminação de cultura e conhecimento.
Saiba mais sobre o TEDxUDESC em Florianópolis em www.tedxudesc.com.br ou no Instagram @tedxudesc.
Núcleo de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br