O projeto Banheiro Bacana, já implantado em várias instalações da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), agora chegou também ao Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis. A ideia é simples. Algum problema com o banheiro? Aponte a câmera do celular para o QR Code no aviso fixado na parede e conte o que há. Os setores responsáveis por cuidar disso receberão imediatamente a informação.
Na Udesc Esag, todos os nove banheiros do centro estão recebendo essa sinalização. O projeto é idealizado pelo técnico universitário Marcelo Cardoso, atualmente na Editora da Udesc, e vem sendo implantado aos poucos na universidade. Além de permitir que os próprios usuários colaborem para manter tudo funcionando, o projeto ajuda os gestores com informações sobre as participações e os problemas mais recorrentes.
A iniciativa também traz transparência. Periodicamente, o site do projeto publica um relatório sobre as avaliações dos banheiros feitas pelos usuários.
Saiba mais em udesc.br/banheirobacana/unidade/esag.
Além da Udesc Esag, o projeto já foi implantado em banheiros do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart), Biblioteca Central e Reitoria (todos em Florianópolis) e Udesc Alto Vale (em Ibirama).
Em 2021 o Banheiro Bacana foi premiado em 1º lugar na modalidade gestão de obras e serviços urbanos, categoria estadual ou federal, na 3ª Edição do Prêmio de Boas Práticas em Gestão Pública de Santa Catarina, liderado pela Udesc Esag, em edição organizado pela Rede de Controle da Gestão Pública em Santa Catarina.
Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br