Professoras Sulivan Fischer (embaixo, à direita) e Ivoneti Remos
(acima, à esquerda), em reunião com os alunos por vídeo - Foto:
Reprodução
Estudantes de Administração Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) no
Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis, iniciaram nesta quinta-feira, 18, um trabalho de consultoria para atender cinco demandas apresentadas pela
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SDS). Os grupos de estudantes tiveram a primeira reunião de trabalho,
on-line, com os gestores da secretaria.
A atividade envolve uma turma de 35 estudantes da última fase do curso de Administração Pública da Udesc Esag. As consultorias são desenvolvidas como atividade da disciplina Teoria e Prática de Administração de Serviços Públicos, ministrada pela professora Sulivan Fischer, que neste semestre letivo conta com o apoio da professora Ivoneti Ramos na orientação de um dos cinco grupos de alunos.
Conheça o curso de Administração Pública da Udesc Esag
udesc.br/esag/administracaopublica
A SDS apresentou as demandas no fim de 2020. No início deste mês, os estudantes foram divididos em grupos para trabalhar em cada uma delas. Na manhã desta quinta-feira, “cada grupo teve uma reunião por videoconferência com o gestor da demanda, com o objetivo de formar o diagnóstico”, explica a professora Sulivan Fischer, que coordena as atividades.
As demandas envolvem a área de direitos humanos, que está sob responsabilidade da SDS no Estado. Elas são relacionadas à garantia de direitos das mulheres, atendimento de imigrantes e políticas voltadas aos idosos. Os resultados serão apresentados até o fim do semestre letivo, em abril.
Consultorias
Uma das demandas da SDS envolve as emendas impositivas aprovadas pelo Legislativo no orçamento estadual A ideia é desenvolver um modelo orientador para garantir recursos para a área de direitos humanos, especialmente para os pequenos municípios catarinenses (mais de 70% deles tem menos de 20 mil habitantes).
A demanda da SDS neste caso envolve uma pesquisa de boas práticas no uso de emendas impositivas aprovadas pelo Legislativo no orçamento estadual, com recursos direcionados à área. Também inclui formas de prestar suporte aos municípios, por meio de capacitações. Os alunos terão orientação das professoras Sulivan Fischer e Ivoneti Ramos, que leciona sobre finanças públicas.
Os outros grupos atuarão em temas relacionados à proteção, promoção e prevenção dos direitos das mulheres; mapeamento da rede de serviços para atendimento aos imigrantes; criação de um guia explicativo para doação de parte do Imposto de Renda para o Fundo Estadual do Idoso (FEI) e elaboração de projeto para a Política do Idoso.
Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br