O projeto de pesquisa aplicada Coprodução do conhecimento em governo aberto e transparência: construção de metodologia com os poderes legislativos catarinenses tem o objetivo de implementar uma metodologia de formação-pesquisa-ação que permita coproduzir aprendizagem e inovação a partir de problemas concretos de atores locais, contribuindo para desenvolver a cultura de governo aberto no Estado de Santa Catarina, por meio das câmaras municipais.
A pesquisa aplicada, a ser realizada entre novembro de 2023 e outubro de 2025, pretende sistematizar a metodologia de formação-pesquisa-ação associada à solução de dois problemas públicos locais. Para cada problema, será construída uma proposta de solução por meio de estratégias de governo aberto, de modo compartilhado.
A escolha dos problemas prioritários a serem abordados será feita durante capacitação e engajamento de integrantes do Legislativo (servidores de carreira, vereadores e assessores), do Executivo (servidores de carreira e eleitos), de organizações da sociedade civil, da academia e cidadãos em municípios de duas regiões do estado, além de associações de municípios e servidores estaduais que atuam na região ou estão ligados problemas que serão escolhidos.
O projeto também fará o mapeamento de práticas de governo aberto nas regiões focalizadas e uma sistematização sobre como abordar governo aberto em linguagem simples e contextualizada.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.