Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

ST2-KATHA

Seminário Temático II: Kathakali, Teatro Dança Clássico da Índia - Diálogos, Técnicas e Éticas - Práticas Interculturais e Teatro Contemporâneo
Informações da disciplina
  • Departamento: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
  • Carga Horária Teórica: 30 horas/aula
  • Carga Horária Prática: 0 horas/aula
  • Créditos:

Ementa


Segundo Rustom Bharucha, o diálogo entre os teóricos teatrais Ananda Coomaraswamy e Edward Gordon Craig deu origem ao uqe conhecemos como Interculturalismo teatral. Tomando este emblemático debate do início do século XX como base temática, a disciplina propõem resgatar outros diálogos interculturais que permearam o século XX. No bojo da ideia vagamente construída de globalização, discutiremos estas “trocas” teatrais feitas ao redor do mundo – inclusive no Brasil. Buscando compreender este processo “vitorioso” de globalização, utilizaremos as obra de Milton Santos e Zygmunt Bauman na caracterização deste fenômeno e de suas idiossincrasias. Neste percurso será inevitável tocar no célebre debate entre o próprio Bharucha e Richard Schechner. Ao debruçarmo-nos sobre estes diálogos, saltam reveladores elementos da mecânica intrínseca que norteiam (ainda) estas abordagens interculturais. A cada réplica, a cada parágrafo, a cada linha. Fórmula de sucesso no mundo inteiro, inclusive no Brasil, a incorporação de elementos de outras culturas é amplamente defendido como um processo natural, inevitável e irreversível. Paralelo a isso, faremos uma abordagem histórica e cultural da riquíssima e singular tradição teatral do eatado de Kerala do sul da Índia, provavelmente a região mais teatral do mundo. Todas as etapas estilísticas – ainda ali existentes – que deram origem a espetacular fomalização técnica e estética do Kathakali e sua contemporaneidade na Índia. Além disso, propor uma abordagem à obra importantíssima de Ananda Coomaraswamy, muito pouco estudada em nosso país. E que isso possa servir de introdução a outras leituras de outros autores que não os mesmos que estamos acostumados a ler por décadas sobre este e outros assuntos teatrais. A tradição de todas as formas cênicas clássicas, incluindo até o “nosso” ballet clássico, tem como princípio a ideia de que seu livro de regras, seu manual mais fundamental, onde se encontram todas as dinâmicas mais importantes e disciplinas devem ser escritas no corpo de seus intérpretes. Portanto, existem livros que só se conseguem ler, na prática. Para compreender os motores da técnica do Kathakali e talvez vislumbrar os segredos de sua potente expressividade e de sua longeva vitalidade, propomos uma breve experiencia prática com a técnica pura, exatamente como feita na Índia. E que estas leituras possam retroalimentar as reflexões teóricas sobre os diálogos interculturais.

 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.