As especificidades pedagógicas da prática da docência nos anos
iniciais do Ensino Fundamental. Tipos de planejamento educacional e suas
diferentes concepções e implicações na estrutura e funcionamento da escola.
Ludicidade e interdisciplinaridade nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Processos de avaliação educacional: larga escala, institucional e da
aprendizagem. Limites e possibilidades das políticas de avaliação (ensino,
docente, sistema) na contemporaneidade. Articulação teórico-prática com o
contexto da comunidade, cumprindo com os preceitos da extensão.
Bibliografia Básica:
LUCKESI, C. C. Avaliação da Aprendizagem Escolar. 17. ed., São Paulo:
Cortez, 2005.
SACRISTÁN, J. Gimeno; PÉREZ GÓMEZ, A. I. Compreender e transformar o
ensino. 4. ed., reimp. São Paulo: Artmed, 2007.
VASCONCELLOS, C. Planejamento: processo de ensino - aprendizagem e
projeto político-pedagógico. 18. ed. São Paulo: Libertad, 2009