Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

SI-VII-251

Seminário Integrador VII - Planejamento e Avaliação no Ensino Fundamental
Informações da disciplina
  • Departamento: DEPARTAMENTO DE PEDAGOGIA A DISTANCIA CEAD
  • Carga Horária Teórica: 54 horas/aula
  • Carga Horária Prática: 18 horas/aula
  • Créditos:

Ementa


As especificidades pedagógicas da prática da docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tipos de planejamento educacional e suas diferentes concepções e implicações na estrutura e funcionamento da escola. Ludicidade e interdisciplinaridade nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Processos de avaliação educacional: larga escala, institucional e da aprendizagem. Limites e possibilidades das políticas de avaliação (ensino, docente, sistema) na contemporaneidade. Articulação teórico-prática com o contexto da comunidade, cumprindo com os preceitos da extensão. Bibliografia Básica: LUCKESI, C. C. Avaliação da Aprendizagem Escolar. 17. ed., São Paulo: Cortez, 2005. SACRISTÁN, J. Gimeno; PÉREZ GÓMEZ, A. I. Compreender e transformar o ensino. 4. ed., reimp. São Paulo: Artmed, 2007. VASCONCELLOS, C. Planejamento: processo de ensino - aprendizagem e projeto político-pedagógico. 18. ed. São Paulo: Libertad, 2009

 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.