Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

SI-V-251

Seminário Integrador V – Planejamento e Avaliação na Educação Infantil
Informações da disciplina
  • Departamento: DEPARTAMENTO DE PEDAGOGIA A DISTANCIA CEAD
  • Carga Horária Teórica: 36 horas/aula
  • Carga Horária Prática: 36 horas/aula
  • Créditos:

Ementa


As diferentes concepções de avaliação e suas implicações no trabalho pedagógico escolar. As especificidades educacionais e pedagógicas da prática da docência com crianças de zero a seis anos. A documentação pedagógica como atitude de planejar, observar, registrar e avaliar o percurso da vida cotidiana nas instituições. Avaliação de contexto na e da Educação Infantil. Análise e reflexão das experiências teóricas e práticas da Educação Infantil. Articulação teórico-prática com o contexto da comunidade, cumprindo com os preceitos da extensão. Bibliografia Básica: CAVALIERI, Bazílio, Luiz; KRAMER, Sonia. Infância, educação e direitos humanos [livro eletrônico]. São Paulo: Cortez, 2016. FREIRE, Madalena. Observação, registro, reflexão: instrumentos metodológicos I. São Paulo, 1996. (Série Seminários do Espaço Pedagógico) MOSS, Peter. Introduzindo a política na creche: a educação infantil como prática democrática. Psicologia USP, São Paulo, v. 20, n. 3, p. 417-436, jul.-set. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pusp/a/rMdDpRcHTpQqH75JsY8Jjrn/#. Acesso em: 8 out. 2023

 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h