As diferentes concepções de avaliação e suas implicações no trabalho
pedagógico escolar. As especificidades educacionais e pedagógicas da prática
da docência com crianças de zero a seis anos. A documentação pedagógica
como atitude de planejar, observar, registrar e avaliar o percurso da vida
cotidiana nas instituições. Avaliação de contexto na e da Educação Infantil.
Análise e reflexão das experiências teóricas e práticas da Educação Infantil.
Articulação teórico-prática com o contexto da comunidade, cumprindo com os
preceitos da extensão.
Bibliografia Básica:
CAVALIERI, Bazílio, Luiz; KRAMER, Sonia. Infância, educação e direitos
humanos [livro eletrônico]. São Paulo: Cortez, 2016.
FREIRE, Madalena. Observação, registro, reflexão: instrumentos
metodológicos I. São Paulo, 1996. (Série Seminários do Espaço Pedagógico)
MOSS, Peter. Introduzindo a política na creche: a educação infantil como prática
democrática. Psicologia USP, São Paulo, v. 20, n. 3, p. 417-436, jul.-set. 2009.
Disponível em: https://www.scielo.br/j/pusp/a/rMdDpRcHTpQqH75JsY8Jjrn/#.
Acesso em: 8 out. 2023