Fundamentação e gerações dos Direitos Humanos. Declaração
Universal dos Direitos Humanos. Os Direitos Humanos e as Políticas Públicas.
As organizações governamentais e os movimentos sociais na implementação de
políticas públicas. Direitos da criança e do adolescente no currículo da educação
básica. Diversidade cultural, religiosa, étnico-racial, geracional e de gêneros e
suas implicações na sociedade e na organização escolar. Reflexão sobre a
multiculturalidade considerando a pluralidade cultural num contexto de direitos e
deveres. Articulação teórico-prática com o contexto da comunidade, cumprindo
com os preceitos da extensão.
Bibliografia Básica:
MOREIRA, Antônio Flávio; CANDAU, Vera Maria Ferrão. Multiculturalismo:
diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2008.
CANDAU, Vera Maria Ferrão et. al. Educação em Direitos Humanos e
formação de professores(as). São Paulo: Cortez, 2013.
SILVA, Luiza Gomes da; CASTRO, Júlio Cesar da Silva. Dos Direitos Humanos
aos Direitos Fundamentais no Brasil: Passeio Histórico-Político. São Paulo:
Baraúna, 2011