Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

QSO020

Química do Solo
Informações da disciplina
  • Departamento: Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo
  • Carga Horária Teórica: 60 horas/aula
  • Carga Horária Prática: 0 horas/aula
  • Créditos: 0

Ementa


Composição do solo. Minerais primários e secundários do solo. Cargas elétricas. Potencial elétrico. Adsorção de cátions e ânions. Equilíbrio químico. Acidez e neutralização. Solução do solo. Precipitação. Especiação química. Oxirredução. Movimento de íons. Matéria orgânica do solo. Lixiviação. Solos alagados. Solos salinos.

 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.