Psicologia e Educação: relações históricas e epistemológicas. Matrizes
do pensamento psicológico e implicações para o campo educacional. Processos
psicológicos básicos. O normal e o patológico. Teorias da Psicologia da
Educação e seus desdobramentos pedagógicos. Infância e adolescência como
categorias psicológicas e pedagógicas. Psicologia da Educação e temas
contemporâneos. Articulação teórico-prática com o contexto escolar da
Educação Básica.
Bibliografia Básica:
BOCK, Ana Maria; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi.
Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. 14. ed. São Paulo:
Saraiva, 2009.
FIGUEIREDO, Luís Cláudio Mendonça. Matrizes do Pensamento Psicológico.
20. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
PILETTI, Nelson e ROSSATO, Solange Marques. Psicologia da aprendizagem:
da teoria do condicionamento ao construtivismo. 1. ed., 6ª reimpressão. São
Paulo: Contexto, 2018