Arte como conhecimento e linguagem. Conteúdos e fundamentos
teórico- metodológicos de ensino das linguagens artísticas nos anos iniciais do
Ensino Fundamental: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. Critérios e
processos de avaliação de aprendizagem em Arte. Relações e tensões entre as
diretrizes curriculares e o cotidiano escolar do ensino e da aprendizagem de/em
Arte. O pedagogo como mediador do contato do aluno com manifestações
artístico-culturais, incluindo o repertório trazido por este. Contribuições dos
meios de comunicação digital nos processos de ensino-aprendizagem de Arte.
Articulação teórico-prática com o contexto escolar da Educação Básica.
Bibliografia básica:
BARBOSA, Ana Mae (org.). Arte/Educação contemporânea: consonâncias
internacionais. São Paulo: Cortez, 2005.
BARBOSA, Ana Mae; COUTINHO, Rejane G. Arte/Educação Como Mediação
Cultural e Social. São Paulo: Editora Unesp DIGITAL, 2009
MODINGER, Carlos Roberto et al. Artes visuais, dança, música e teatro:
práticas pedagógicas e colaborações docentes. Porto Alegre: Edelbra, 2012