Metodologia de Ensino para o aprendizado da Língua Brasileira de
Sinais (LIBRAS): Origem da LIBRAS, legislação, e ensino prático da LIBRAS
envolvendo uso do alfabeto digital, noções de tempo, ação, e espaço na
enunciação. Busca de compreensão sobre atribuição de características às
pessoas, objetos, animais e coisas; expressões faciais e corporais como
processos de significação particulares da LIBRAS. Introdução às variedades
regionais e variantes sociais em LIBRAS, o contar histórias em LIBRAS, e
expressões idiomáticas. Produção de material para as mediações do ensino.
Articulação teórico-prática com o contexto escolar da Educação Básica.
Bibliografia Básica:
GESSER, A. O ouvinte e a surdez: sobre ensinar e aprender a LIBRAS. São
Paulo: Parábola Editorial, 2012.
GESSER, A. Libras. Que língua é essa? Crenças e preconceitos em torno da
língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
QUADROS, R. M. de.; KARNOPP, L. B. Língua de Sinais Brasileira: estudos
linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004