Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

ILQ0002

INTRODUÇÃO AO LABORATÓRIO DE QUÍMICA
Informações da disciplina
  • Departamento: DEPARTAMENTO DE QUÍMICA CCT
  • Carga Horária Teórica: 0 horas/aula
  • Carga Horária Prática: 36 horas/aula
  • Créditos: 0

Ementa


Normas de segurança no laboratório de química. Noções básicas de prevenção a incêndio. Introdução ás técnicas básicas de trabalho em laboratório de química. Vidrarias, e materiais e equipamentos de laboratório. Algarismos significativos. Medidas e tratamento de dados. Propriedades físicas e químicas de compostos. Reações químicas e estequiometria, preparo de soluções, processos de separação, solubilidade. Analise gráfica de dados experimentais e elaboração de relatório científico. Procedimentos de tratamento de resíduos químicos gerados durante as aulas e seu modo de descarte.

 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.