Aspectos históricos, políticos, funcionais e científicos da educação
especial. A inclusão das pessoas com deficiência. Terminologia e conceituação
da deficiência. A educação em uma perspectiva sócio-histórica e a escola
inclusiva. Desenho Universal e Acessibilidade. Estudos da Deficiência na
Educação. Articulação teórico-prática com o contexto escolar da Educação
Básica. Articulação teórico-prática com o contexto da comunidade, cumprindo
com os preceitos da extensão.
Bibliografia Básica:
VALLE, J. W.; CONNOR, D. J. Ressignificando a deficiência: da abordagem
social às práticas inclusivas na escola. Porto Alegre: AMGH Editora, 2014.
MAIOR, I. M. M. L. Movimento político das pessoas com deficiência: reflexões
sobre a conquista de direitos. 2017. Disponível em:
https://www.inclusive.org.br/arquivos/30808. Acesso em: 4 mar. 2023.
SILVA, S. C. da; BECHE, R. C. E.; COSTA, L. M. de L. Estudos da deficiência
na educação: anticapacitismo, interseccionalidade e ética do cuidado.
Florianópolis: UDESC, 2022.