Aspectos históricos, sociais e pedagógicos da área da Didática.
Saberes da formação e ação docente. Dimensões da ação docente: relação
teoria e prática. Conceitos e elementos do ensino e da aprendizagem. Mediação
pedagógica. Campos escolares e não escolares de atuação docente. Princípios
teóricos e metodológicos da organização do trabalho docente. Instrumentos de
trabalho docente: planejamento, documentação e avaliação. Temporalidades
humanas e suas diversidades. Desafios contemporâneos para a docência.
Articulação teórico- prática com o contexto escolar da Educação Básica.
Bibliografia Básica:
CANDAU, Vera M. (org.). Rumo a uma nova Didática. 15. ed. Petrópolis, RJ:
Vozes, 2003.
ZANCHET, Beatriz Maria Boéssio Atrib; PINTO, Maria das Graças C. da S. M.
G.; FORSTER, Maria Margarete dos Santos; FAGUNDES, Maurício Cesar Vitória
(org.). Processos e práticas na formação de professores: caminhos
possíveis. São Paulo: Autores Associados, 2011.
PERRENOUD, P. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed,
2000. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788582711934