História da Matemática. A matemática na Educação Infantil: sensos
numérico, topológico e de medidas. Os campos conceituais da Matemática nos
anos iniciais: os conjuntos numéricos e operações, pensamento algébrico,
geometria do espaço e forma, grandezas e medidas, estatística e probabilidade.
Recursos pedagógicos: o papel das tecnologias, materiais manipuláveis, jogos,
brincadeiras, diferentes tempos e espaços de aprendizagem. Metodologias e
práticas inclusivas em Educação Matemática. A Matemática na Educação de
Jovens e Adultos. Articulação teórico-prática com o contexto escolar da
Educação Básica.
Bibliografia básica:
VAN DE VALLE, John A. Matemática no ensino fundamental: formação de
professores e aplicação em sala de aula. Tradução Paulo Henrique Colonese. 6.
ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
NACARATO, A. M; MENGALI, B. L. da S.; PASSOS, C. L. B. A matemática nos
anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender.
São Paulo: Autêntica, 2017.
MORETTI, Vanessa Dias; SOUZA, Neusa Maria Marques de. Educação
Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: princípios e práticas
pedagógicas. São Paulo: Cortez editora, 2015