Discussões acerca das diferentes correntes e concepções de
Matemática e o processo de ensino e aprendizagem. O campo da Educação
Matemática. Marcos históricos e documentos orientadores do ensino de
Matemática na Educação Básica. Discussões nacionais e internacionais acerca
da Educação Matemática. Didática da Matemática. A Matemática e a infância. O
numeramento. A formação de professores para o ensino de Matemática: teoria
e prática. A articulação dos conhecimentos matemáticos com as demais áreas
do conhecimento. A Matemática na pesquisa educacional. Articulação teórico-
prática com o contexto escolar da Educação Básica.
Bibliografia básica:
BRASIL. Resolução CNE nº 4, de 13 de julho de 2010. Define Diretrizes
Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília, 2010.
CARVALHO, Mercedes; BAIRRAL, Marcelo Almeida. Matemática e Educação
Infantil: investigações e possibilidades de práticas pedagógicas. 2ª ed.
Petrópolis: Vozes, 2014.
PARRA, Cecilia; SAIZ, Irma (org). Didática da Matemática: reflexões
psicopedagógicas, Porto Alegre, ArtMed, 1996