Memória, História e esquecimentos. Identidades, Gênero e diversidade
no ensino de História. História oral e cotidiano. História e Cultura indígena –
Brasil e Santa Catarina. História e Cultura afro-brasileira - Brasil e Santa
Catarina. A História de Santa Catarina nos materiais didáticos. Inventando
tradições: capítulos da História de Santa Catarina. História e Patrimônios.
Museus e o ensino de História. O diálogo da História com outras disciplinas.
Temas transversais, eixos temáticos e elaboração de projetos para o ensino de
História. Articulação teórico-prática com o contexto escolar da Educação Básica.
Bibliografia básica:
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofina
l_sit e.pdf. Acesso em: 21 ago. 2023.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora; CANIELI, Marlene. Ensinar História. São Paulo:
Editora Scipione, 2012.
MONTEIRO, Ana Maria; GASPARELLO, Arlete Medeiros; MAGALHÃES,
Marcelo Souza (orgs.). Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas. Rio de
Janeiro: Editora Mauad X, 2020