A gênese dos conceitos científicos e o ensino de Ciências. As Ciências
da Natureza: alguns elementos históricos. Os conteúdos básicos das Ciências
da Natureza: Química, Física, Biologia. O ensino de Ciências nos Anos Iniciais:
conteúdos, importância e princípios metodológicos. Elementos metodológicos
para a análise e intervenção nas práticas educativas nos Anos Iniciais.
Alfabetização científica com tecnologias digitais na educação. Saúde, qualidade
de vida e cidadania. Articulação teórico-prática com o contexto escolar da
Educação Básica.
Bibliografia Básica:
GROSSO, A. B. Eureka! Práticas de Ciências para o Ensino Fundamental. São
Paulo: Cortez, 2005.
MILARÉ, T.; RICHETTI, G. P.; LORENZETTI, L.; ALVES FILHO, J. de P.
Alfabetização científica e tecnológica na educação em Ciências:
fundamentos e práticas. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2021.
ZOMPERO, A F.; LABURÚ, C. L. Atividades investigativas para as aulas de
ciências: um diálogo com a teoria da aprendizagem significativa. Curitiba: Appris,
2016.