Histórico do ensino de Arte. O ensino de Arte no contexto
contemporâneo e multicultural. Fundamentos teórico-metodológicos do ensino
de Arte na Educação Infantil. Desenvolvimento estético e expressivo da criança
na Educação Infantil nos eixos: Movimento, Artes Visuais e Música. A criança
como produtora e leitora de manifestações artístico-culturais. O pedagogo como
mediador do contato da criança com manifestações artístico-culturais. Relações
e tensões entre as diretrizes curriculares e o cotidiano escolar do ensino e da
aprendizagem de/em Arte na Educação Infantil. Articulação teórico-prática com
o contexto escolar da Educação Básica.
Bibliografia básica:
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos oitenta e novos
tempos. 9. ed. São Paulo: Perspectiva, 2014.
MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa. Mediação Cultural Para
Professores Andarilhos. São Paulo: Editora Intermeios, 2012.
MODINGER, Carlos Roberto et al. Práticas pedagógicas em artes: espaço,
tempo, corporeidade. Porto Alegre: Edelbra, 2012