Bianca e Leonardo com troféu e medalha pela conquista na
categoria acadêmica do JUBs 2024. Foto: Divulgação
Os estudantes Leonardo Egerland Souto e Bianca Müller Pottratz levaram a da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) ao lugar mais alto do pódio na 71ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Os discentes do
Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid) se destacaram na modalidade acadêmica da competição, destinada à apresentação de trabalhos científicos, conquistando o primeiro lugar geral para a Udesc entre as instituições de ensino participantes.
A disputa foi realizada no sábado, 12 de outubro, em Brasília, durante a fase de competições individuais do JUBs. Ao todo, 20 estudantes do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste participaram da modalidade, que busca classificar os melhores artigos científicos relacionados à prática esportiva. Com a terceira e quarta colocação, os estudantes da Udesc alcançaram a média de 19,17 pontos, levando a universidade ao primeiro lugar geral da categoria.
Leonardo, que cursa a 7ª fase d o bacharelado em Educação Física, obteve o terceiro lugar individual com a apresentação do artigo “O efeito da idade relativa no voleibol: uma revisão sistemática”. A pesquisa, desenvolvida no âmbito do Laboratório de Pesquisa em Práticas Pedagógicas da Educação Física (
Laprapef), apresenta um mapeamento de estudos que abordam os efeitos da diferença de idade no desenvolvimento de atletas de uma mesma categoria esportiva.
“Essa experiência foi incrível. Eu sempre fui muito orgulhoso da Udesc, do Cefid. Aos poucos eu fui conhecendo o Jiudesc e esse ano, pela primeira vez, consegui ir para o JUCs. E lá no JUCs eu sonhei e falei o quão massa deve ser ir para o JUBs, o brasileiro”, lembra Leonardo, que desenvolveu o estudo especificamente para os Jogos.
Já a mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano (
PPGCMH) da Udesc Cefid, Bianca Pottratz, alcançou a quarta colocação individual com o estudo “Análise da reprodutibilidade do salto vertical com agachamento: efeitos da adição de carga externa”. Vinculad a ao Laboratório de Desempenho Humano (
Lapedh), a investigação busca compreender o padrão da altura de saltos dos sujeitos. “Se as medidas apresentam muita variação, isto é, se não consegue manter um padrão na altura do salto, significa que o sujeito não possui tanta aptidão para o gesto motor específico”, explica a pós-graduanda.
Para além dos troféus, Bianca e Leonardo celebram a parceria cultivada a partir da competição. “Vencer o JUBs por equipe foi como um presente, uma realização de algo que parecia mais um sonho do que qualquer outra coisa. Ter essa experiência de subir no pódio com o Leonardo só melhorou as coisas, ele tem uma energia fora da curva, além de ter sido um parceiro nas questões burocráticas do JUBs”, relata Bianca.
“A gente trabalhou muito duro e ser premiado em terceiro lugar para mim significou muito. Estou muito feliz com esse resultado. Muito feliz também de poder estar representando as cores da Udesc e melhor ainda com a minha dupla Bianca, que foi incrível”, complementa Leonardo.
Para a coordenadora de Eventos da Udesc, Isadora da Silveira, que esteve na equipe oficial acompanhando os estudantes, a conquista é um reconhecimento da excelência da Udesc. “Este prêmio não apenas celebra os talentos de nossos estudantes, mas também ressalta nosso compromisso em formar cidadãos completos, que equilibram a vida acadêmica com a prática esportiva”, pontua.
Isadora comenta ainda a busca da universidade em incentivar a participação dos acadêmicos tanto na s modalidades esportivas como na produção científica. “Este troféu simboliza a dedicação e o esforço coletivo, refletindo o impacto positivo que a prática esportiva pode ter na formação integral dos nossos alunos”, finaliza a coordenadora.
Destaque em outras modalidades
Além do primeiro lugar na categoria acadêmica, os estudantes da Udesc ganharam medalhas em mais dois esportes durante os Jogos Universitários Brasileiros de 2024. Catarina Machado, aluna da Udesc Esag, foi destaque com três ouros e uma prata na natação. Mariana Aita (Udesc Cefid), ouro no jiu-jítsu, e Yuri Bialeski (Udesc Joinville), com bronze na natação, completaram a lista de premiados.
Durante o JUBs, a universidade contou com representantes em seis modalidades esportivas individuais, disputadas de 8 a 13 de outubro na capital brasileira. Uma equipe da Udesc também irá competir na etapa coletiva de
cheerleading, realizada nesta semana.
Atletas na Udesc no JUBs 2024:
-
Acadêmico: Bianca Müller Pottratz (Udesc Cefid); e Leonardo Egerland Souto (Udesc Cefid).
-
Badminton: Luana Hoegen (Udesc Alto Vale).
-
Break dance: Wallace Martins Vieira (Udesc Cefid).
-
Cheerleading (coletivo): Gabriel Hoffmann; Gabriela Carminatti Lima; Gabriela Rodrigues Alves; Ian Ibarra; Igor Nunes da Silva; Laysa Scherer Sabino; Lucas Goulart Machado; Maria Cristina Waltortt Campos; Matheus dos Santos Martins; Sofia Cascaes Medeiros; Thays dos Santos Wolff da Costa; e Vitória Nardes Balestrin (Udesc Cefid).
-
Jiu-jítsu: Mariana Aita (Udesc Cefid).
-
Natação: Acácio Dias do Nascimento (Udesc Cefid); Catarina Martins Machado (Udesc Esag); Diego Reinaldo Rivas Torrealba (Udesc Joinville); João Paulo Ersching (Udesc Joinville); Laura Burigo Antunes (Udesc Lages); e Yuri Daniel Bialeski (Udesc Joinville).
-
Tênis de campo: Beatriz Luana Herbert (Udesc Esag).
-
Tênis de mesa: Marco Antônio Garlini Possamai (Udesc Alto Vale).
Sobre o JUBs
Os Jogos Universitários Brasileiros são o maior evento universitário esportivo da América Latina. A edição de 2024 teve início em 8 de outubro e segue até 19 de outubro em Brasília.
Conforme a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (
CBDU), responsável pela organização, mais de 1.700 atletas participaram das disputas individuais de 19 modalidades esportivas. A CBDU estima ainda que outros 3.400 estudantes participem dos esportes coletivos até sábado.
Visibilidade no esporte
Em 2024, a Udesc também participou do JUBs Praia, realizado em agosto no Rio de Janeiro. A delegação de 56 estudantes competiu em 10 modalidades distintas: águas abertas, basquete 3x3,
beach hand,
beach soccer,
beach tennis,
beach wrestling,
cross training, futevôlei, skate e surfe.
A universidade foi destaque ainda nos Jogos Universitários Catarinenses (JUCs), conquistando o primeiro lugar geral entre universidades de Santa Catarina com uma equipe de 215 discentes.
Antes do JUCs, em maio, a Udesc organizou a 20ª edição de seus Jogos Internos, o Jiudesc. Mais de 1.300 alunos da instituição competiram em 17 modalidades esportivas.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail
ceven.reitoria@udesc.br
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7934