CONHEÇA OS PROGRAMAS DE EXTENSÃO VIGENTES NA UDESC OESTE EM 2024:
PERMANENTES:
PROFESSORA: Carla Argenta
Resumo da Proposta:
Objetiva-se a implantação e implementação do Processo de Enfermagem no Hospital Regional do Oeste e Hospital da Criança.
Ação 1) Prestar consultoria aos profissionais de enfermagem no desenvolvimento do Processo de Enfermagem com a utilização dos Sistemas de Linguagens padronizadas de Enfermagem (coordenado pela professora Carla Argenta);
Ação 2) Prestar assessoria aos profissionais de enfermagem no desenvolvimento do Processo de Enfermagem com a utilização dos Sistemas de Linguagens padronizadas de Enfermagem (coordenado pela professora Edlamar Kátia Adamy);
Ação 3) Realizar auditoria em prontuários de pacientes internados em unidades que tenha o registro do processo de enfermagem. (coordenado pelo professor William Campo Meschial);
Ação 4) Coordenar a Liga Acadêmica de Estudos sobre Processo de Enfermagem - LAESPE (coordenado pela professora Carla Argenta);
Ação 5) Desenvolver tecnologias assistenciais para subsidiar a implementação do Processo de Enfermagem e tecnologias educacionais para promover o ensino. (coordenado pela professora Edlamar Kátia Adamy).
Este programa está sendo submetido à candidatura de Programa Permanente, para isso respeitou-se os seguintes critérios:
a) o programa possui cinco ações.
b) o programa está na sua 6ª edição.
c) a execução das ações são em parceira com ouras três instituições externas.
d) são dois interessados na realização das ações (Hospital Regional do Oeste e Hospital da Criança) - anexada uma declaração única.
e) e poderá ser utilizado com a finalidade de Creditação da Extensão.
Palavras-Chave: enfermagem, auditoria, assessoria, processo de enfermagem
Coordenador: Daniel Iunes Raimann
Resumo da Proposta:
Ação 1 Curso Preparação para a Olimpíada Brasileira de Astronomiae Astronáutica
Ação 2 Curso Astronomia e Astronáutica para a comunidade
Ação 3 Curso Astronomia básica paraprofessores das séries iniciais do ensino fundamental
Ação 4 Projeto Espaço AstronomiaUDESC Oeste
Ação 5 Projeto Planetário Digital Móvel UDESC Oeste
Ação 6 Projeto Grupo de estudos em Astronomia
Ação 7 Evento III Encontro de Ensino de Astronomia do Oeste Catarinense
Este programa deextensão tem como objetivo promover a divulgação científica comoapoio e motivação à educação, buscando contribuir com aalfabetização científica da população catarinense. A demanda por uma divulgação científica de qualidade é muito elevada e faltam espaços e projetos de divulgação, o que nos leva a propor as ações apresentadas neste programa de extensão. Queremos contribuir coma alfabetização científica de parte da população catarinense que tem contato com as ações desenvolvidas. Percebemos também queexiste uma lacuna muito grande entre o que se propõe que seja trabalhado com os estudantes nas séries iniciais e o que é ofertado durante a formação inicial dos professores, fazendo com que o ensino destes conteúdos seja um desafio que muitos educadores procuram evitar. Para acadêmicos e professores da área de pedagogia construiremos um curso de educação à distância que visa suprir tais deficiências.
Palavras-Chave: Educação, astronomia, divulgação, tecnologia, ciência
COORDENADOR: Diego de Córdova Cucco
Resumo da Proposta:
A produção animal apresenta participação significativa na economia catarinense. No entanto, a falta de conhecimento técnico-científico, aliado a carência de controle produtivo dos rebanhos, tem levado a resultados medíocres no que se refere à eficiência dos sistemas de produção. Assim, este programa é focado na estruturação da produção, coleta, armazenamento e análise de dados. Com isto visa contribuir no gerenciamento e aperfeiçoamento produtivo dos rebanhos, incorporação de novas tecnologias e melhoria da qualidade do produto final, ainda pretende ampliar e difundir conhecimentos para todos os envolvidos com a produção animal. Como consequências esperamos o desenvolvimento sustentável das propriedades. A iniciativa será continuamente divulgada em momentos oportunos, visando à integração com produtores rurais e comunidades.
O Programa será formado por cinco ações, são elas:
Ação 1 - Projeto “Controle Zootécnico de Rebanhos-Acasalamentos Genéticos Dirigidos”
Ação 2 - Projeto “Acompanhamento e estruturação de programas de qualidade de carne bovina”
Ação 3 - Projeto “Avaliações de carcaça por ultrassonografia em propriedades, exposições e leilões”
Ação 4 - Projeto “Agregação de valor em bovinos comercializados em Santa Catarina”
Ação 5 – Evento “CONECTA ZOO - focado na conexão entre UDESC e a comunidade envolvida”
Este programa se engaja tanto no âmbito social como político e econômico, tendo a Universidade esse papel perante a sociedade como instituição de produção e socialização do conhecimento com vistas à melhoria de vida dos envolvidos em todos os segmentos.
Palavras-Chave:
gerenciamento, extensão, desenvolvimento, conhecimento, comunidade
PROGRAMAS E PROJETOS
PROFESSOR: Aleksandro Schafer da Silva
RESUMO DA PROPOSTA:
O leite está entre os produtos mais importantes provindos da agropecuária, ganhando cada vez mais espaço na economia brasileira, gerando novos empregos e renda para a população. A região sul do país é uma grande responsável por grande volume dessa produção. Além disso, a produção leiteira é de grande relevância nas propriedades familiares, sendo que essa atividade vem garantindo maior parte da renda familiar. Porém, existe uma grande carência de assistência técnica e acompanhamento da produção, abrangendo a questão de qualidade do leite, manejo sanitário e qualificação dos produtores para que se tenha sucesso na atividade. Nesse contexto, este programa de extensão terá três ações: (1) orientação aos produtores familiares com relação ao manejo, alimentação e controle sanitário de ruminantes em dias de campo e palestras, assim como foi adicionado essa ação a elaboração de revista informativa PROEX - Página 4 de 23 (semestralmente) sobre produção e sanidade animal que serão divulgado pela internet (coordenador Aleksandro S. da Silva); (2) análise da qualidade do leite produzido nas propriedades e repassando esses resultados ao produtor (coordenador Aleksandro S. da Silva); e (3) análise laboratorial para fins de diagnóstico parasitológico (coordenador Aleksandro S. da Silva). Portanto, a ação propõe analisar a composição do leite produzido na região na UDESC, assim como organizar oficinas para capacitar os produtores na produção de um leite de qualidade e com controle sanitário adequado, criação e manejo de ovinos, assim como visitar as propriedades para passar técnicas aos produtores. Solicito 2 bolsistas (20h) para atuar no programa de extensão.
PALAVRAS-CHAVE: Controle Sanitário, Criação de ovinos, Qualidade do Leite, Leite
PROFESSORA: Andréia Zilio Dinon
Resumo da Proposta:
O Programa de Extensão ALIMENTOS NA COMUNIDADE – Transformando a Tecnologia de Alimentos em práticas sociais desenvolverá as seguintes ações na forma de cursos presenciais e vídeos de divulgação em mídias sociais: Ação 1: Curso - Oficina de desenvolvimento de produtos de cereais e derivados, coordenado pela Profa. Andréia Zilio Dinon; Ação 2: Curso - Oficina de produção e beneficiamento de lácteos e derivados, coordenado pela Profa. Darlene Cavalheiro e como integrante a Profa. Elisandra Rigo; e Ação 3: Curso – Oficina de desenvolvimento de produtos vegetais, coordenado pela Profa. Georgia Ane Raquel Sehn. Farão parte da equipe as discentes do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA-UDESC), Tamires Pagani e Fabiane Mores. As ações serão direcionadas a contribuir com a formação e aperfeiçoamento de pessoas envolvidas na manipulação e no processamento de alimentos. Os participantes serão pessoas atendidas pela assistência social de municípios do Oeste de Santa Catarina. Serão oferecidos 12 cursos distribuídos em três diferentes ações com objetivo de alcançar a capacitação de forma direta e/ou indireta cerca de 1000 pessoas no período de 24 meses. Para o desenvolvimento das atividades serão necessários 2 bolsistas de 20 horas, 4 professores e 1 técnico administrativo da UDESC.
Palavras-Chave: profissionalização., comunidade, alimentos, socialização.
PROFESSOR: Arnildo Korb
Resumo da Proposta:
Busca-se dar continuidade ao Projeto de extensão O incrível Mundo das Evidências, o qual ser caracteriza por um programa de rádio, semanal, na modalidade de entrevista, com duração de uma hora. Nesta nova edição as ações terão como objetivos: contribuir na publicização de conhecimentos científicos e das produções tecnológicas da graduação e da pós-graduação dos cursos da UDESC na comunidade local relacionados a saúde humana e qualidade de vida; tornar os materiais fontes de pesquisa no canal Youtube; permitir que pesquisadores e profissionais de saúde de outras instituições usem o espaço da rádio para socializar conhecimentos e motivar novas pesquisas; e, contribuir na divulgação dos cursos da UDESC e das produções científicas e tecnológicas. Tem como público algo as populações em geral. Solicita-se R$ 3.000,00 para pagamento de pessoa jurídica (a rádio parceira) e uma bolsa de extensão de 20 h, para Lucas Adriano Dalla Rosa da Silva, acadêmico que já atua voluntariamente na função. A carga horária total do projeto será de 2352 horas, sendo quatro horas semanas para o professor coordenador. Este projeto vem acompanhado de anexos referentes as atividades já em realização e do termo de parceria com a radio Centenário para a próxima edição. Por potencializar o tripé-ensino-pesquisa-extensão, permite a socialização de conhecimento tidos importantes para a comunidade e, por ser online permite a divulgação em todo o território nacional, projetando a Universidade.
Palavras-Chave: meio ambiente, conhecimento e tecnologia, saúde, educação, interdisciplinaridade.
PROFESSORA: Clarissa Bohrer da Silva
Resumo da Proposta:
Esse programa de extensão, em sua terceira edição, baseia-se na relevância acadêmica e social de promover conhecimentos voltados para qualificação profissional na Atenção Primária à Saúde (APS). Objetiva desenvolver ações de qualificação para o fortalecimento do trabalho em saúde e enfermagem nos serviços de APS. O programa será coordenado pela Profa Clarissa Bohrer da Silva, contendo as ações: Ação I: Promoção de qualificações acerca do preparo para o mercado de trabalho – coordenadora Profa Rosana Amora Ascari; Ação II: Elaboração de produtos técnicos para qualificação do trabalho e gestão da Atenção Primária à Saúde – coordenadora Profa Letícia de Lima Trindade; Ação III: Assessoria na Liga Acadêmica de Atenção Primária e Saúde da Comunidade - coordenadora Profa Clarissa Bohrer da Silva; Ação IV: Organização do Fórum Internacional de Gestão do Trabalho e Educação Permanente em Saúde - coordenadora Profa Carine Vendruscolo. Originou-se de demandas por materiais instrucionais e cursos que pudessem auxiliar na qualificação para o trabalho em saúde. O público alvo serão estudantes de graduação e pós-graduação em enfermagem, profissionais de saúde, estudantes das demais áreas da saúde e gestores. Tem potencial contribuição para formação e empoderamento profissional, bem como fornecendo instrumentos para o melhor desempenho no processo de trabalho na APS, com vistas a fortalecer a autonomia e a tomada de decisão do enfermeiro. Possui interface com o ensino de Enfermagem por meio da integração ensino-serviço-comunidade e consonância com as pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Estudos sobre Saúde e Trabalho da UDESC.
Palavras-Chave: Educação Continuada, Gestão em Saúde, Capacitação Profissional, Atenção Primária à Saúde, Enfermagem
PROFESSOR: Cleuzir da Luz.
Resumo da Proposta:
O Programa de Extensão “Tratamento de Resíduo Orgânico: Uma metodologia prática e sustentável no Oeste de SC” é interdepartamental e intercentro envolvendo 4 ações estrategicamente articuladas, sendo: Ação I - Construção de Estações de Tratamento de Resíduos Sólidos Orgânicos por Compostagem (ETRSOC) para realizar oficinas práticas de conscientização à estudantes e sociedade, usando métodos práticos de compostagem, como o “Método Lages de Compostagem” (coordenada por Cleuzir da Luz e subcoordenada por Luiz Alberto Nottar); Ação II – Orientação e divulgação de boas práticas na separação dos Resíduos Sólidos para qualidade dos Resíduos Sólidos Orgânico e Reciclável (coordenada por Jaqueline Scapinello e subcoordenada por Cleuzir da Luz); Ação III – Realização dos Projetos de ETRSOC em Escolas Municipais e Estaduais, através de oficinas de preparação e execução junto aos servidores e estudantes dessas escolas (coordenada por Cleuzir da Luz e subcoordenada por Jaqueline Scapinello e Joana Maria Moraes Costa); e Ação IV – Formação de Multiplicadores para implementação do Projeto de ETRSOC junto a organizações sociais da região (coordenada por Luiz Alberto Nottar e subcoordenada por Samara Cristina Gobbi Adamczuk). O objetivo é divulgar e estabelecer metodologias de sistemas simples, econômico, popular e de baixa tecnologia para o correto encaminhamento das sobras orgânicas de origem urbana. O processo possui separação na origem das sobras orgânicas com destinação descentralizada para unidades simples de compostagem próximas ao local de geração. Reduzindo custos com logística de coletas, e o cidadão passa a ser o protagonista da redução do resíduo orgânico da cidade.
Palavras-Chave: Compostagem descentralizada, Seleção de Resíduos Sólidos, Hortas urbanas, Tratamento de Resíduo Orgânico, Meio ambiente.
PROFESSORA: Danielle Bezerra Cabral.
Resumo da Proposta:
Trata-se de um projeto de extensão que objetiva desenvolver práticas educativas no Ambulatório de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Regional do Oeste a partir das imobilizações ortopédicas realizadas nos pacientes referenciados pela Atenção Primária à Saúde da Mesorregião de Saúde do oeste catarinense e aqueles atendidos no Pronto-Atendimento do Hospital Regional do Oeste. As atividades de extensão serão realizadas de fevereiro de 2024 a dezembro de 2025, com destaque para: treinamento dos acadêmicos de graduação em enfermagem nas principais imobilizações ortopédicas (aparelhos gessados, talas metálicas, faixas, llisarov e trações esqueléticas) de pacientes adultos, utilizadas no Ambulatório de Ortopedia e Traumatologia do Hospital regional do Oeste; elaboração de produtos multimídias (cartilhas, vídeos, fluxogramas, jogo de tabuleiro) para os cuidados de enfermagem nas imobilizações ortopédicas realizadas no Ambulatório de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Regional do Oeste e, por fim, realização de capacitações à equipe de enfermagem sobre o melhor cuidado nas imobilizações ortopédicas utilizando as práticas deliberadas em ciclos rápidos (PDCR) de casos clínicos simulados. Pretende-se, ao final desse projeto, qualificar o atendimento ambulatorial da especialidade traumato-ortopédico pela produção de saúde desenvolvida pela translação das melhores evidências aos produtos impressos elaborados, relevantes nas orientações dos cuidados nas principais imobilizações ortopédicas
Palavras-Chave: Enfermagem Traumato-Ortopédica, Educação em Saúde, Treinamento por Simulação, Feridas Operatórias.
PROFESSORA: Denise Nunes Araujo
Resumo da Proposta:
Os objetivos e ações do programa serão: Ação 1/Coordenadora Prof. Denise Araujo - desenvolver uma plataforma digital de livre acesso com dados de caracterização dos produtos apícolas e identificação da flora apícola mediante análises palinológicas da Região Sul Brasileira; Ação 2/Coordenadora Prof. Denise Araujo - capacitar os acadêmicos da graduação e pós-graduação da UDESC Oeste quanto a prestação de serviços de análises laboratoriais e assistência técnica; Ação 3/Coordenadora Prof. Denise Araujo – capacitar os apicultores, técnicos e pesquisadores, através de palestras e/ou minicursos; Ação 4/Coordenadora Prof. Denise Araujo- emissão de laudos de suporte aos apicultores e pequenas associações obtidos através da prestação de serviço das análises realizadas; Ação 5/ Coordenadora Prof. Denise Araujo - identificar os enxames de abelhas Apis mellifera, capturá-las sem extermínio para o manejo racional. Para avaliar e caracterizar os produtos apícolas do mel produzido nos três estados da Região Sul, será realizado as análises laboratoriais segundo a IN n°11 de 2000 do MAPA, além das análises palinológicas. Os dados obtidos com as análises serão utilizados para compor a plataforma Lab Bee, plataforma digital para divulgação das características das amostras avaliadas e palinoteca online. Serão realizados ciclo de palestras de capacitação de apicultores com o intuito de promover a profissionalização dos apicultores na adoção de técnicas que promovam um melhor rendimento e processamento do mel. Atendimento para a retirada dos enxames será realizado mediante solicitação telefônica dos munícipes, os quais serão orientados quanto aos cuidados a serem tomados até o atendimento.
Palavras-Chave: Profissionalização., Palinoteca Virtual, Qualidade do mel, Enxameação, Capacitação, Animais sinantrópicos
PROFESSOR: Diogo Luiz de A. Lopes
Resumo da Proposta: A região do oeste Catarinense caracteriza-se por grande diversidade de produção agrária, com inúmeras atividades de subsistência. Entre essas, destaca-se a piscicultura com reduzida tecnologia e baixa produtividade. Neste sentido, para fomentar o desenvolvimento da piscicultura na região serão executadas duas ações: Ação-1) “Preservação ambiental: Monitoramento da qualidade de água das pisciculturas” dos municípios assistidos, Coord. Diogo L.A. Lopes; e Ação-2) “Capacitação e apropriação da Informação” realização de dias de campo, palestras e cursos práticos para suprir as principais dificuldades encontradas na “Ação-1”, Coord. Diogo L.A. Lopes; Já a ação-3) Implantação de pontos de coleta de óleo para confecção de sabão nas unidades da UDESC oeste em Chapecó (Departamentos de Zootecnia, Enfermagem) e Pinhalzinho (Departamentos de Engenharia Química e Engenharia de alimentos, será realizada com o intuito de reduzir riscos de contaminações dos corpos hídricos e ou do ambiente “Ação-3”, Coord. Diogo Luiz de Alcantara Lopes. Destacam-se também as metas para o projeto: ação-1) acompanhamento periódico (a cada dois meses) de pelo menos 5 propriedades com venda comercial de peixes; ação-2) a realização anual de no mínimo um curso de capacitação em aquacultura, voltado para a equipe e proprietários assistidos; ação-3) Coleta de óleo e confecção de sabão a cada dois meses ou conforme demanda e realização de um curso de capacitação para confecção de sabão; e a publicação em anais de congressos (2), notícias em jornais (2) e revistas (1) os resultados encontrados, os eventos realizados e chamadas para captação do público alvo.
Palavras-Chave: Sabão, Qualidade de água, Piscicultura, Aquicultura.
PROFESSOR: Edir Oliveira da Fonseca
Resumo da Proposta:
O programa de extensão universitária objetiva promover conhecimento e troca de experiências entre Universidade e sociedade em geral, envolvendo: população urbana, produtores rurais, técnicos do setor agropecuário e alunos de cursos do ensino fundamental, médio e superior do Estado de Santa Catariana. Há previsão de ações em feiras agropecuárias, eventos em praça pública e uso da mídia digital. A proposta prevê três ações, que são: 1ª) Curso de Navegação com Receptores de Sinal de satélite (NRSS); Coordenador - Edir Oliveira da Fonseca 2ª) Monitoramento e gestão da qualidade da água; Coordenador - Edir Oliveira da Fonseca 3ª) GABA em Ação: atividades de divulgação da importância do bem-estar animal na Zootecnia Coordenadora - Maria Luísa Appendino Nunes O programa visa parcerias com entidades públicas e privadas, ONGs e sociedade em geral, com vistas em contribuir com a capacitação das famílias do meio rural, de técnicos ligados ao setor agropecuário e da sociedade como um todo. O programa já existe há mais de 7 anos, com o desenvolvimento de ações nos municípios: Água Doce, Chapecó, Concórdia, Cordilheira Alta, Modelo, Saudades, Guaraciaba, Riqueza, Campo Erê, Cordilheira Alta, Quilombo, Riqueza e Caibi, SC. Nos próximos anos pretende-se ampliar os municípios atingidos no Estado de Santa Catarina. Pretendemos ampliar o público atingido, o que pode ser facilitado com uso da mídia digital. A metodologia incluirá o diálogo constante entre os participantes, estimulando a participação, facilitando a troca de experiências e o aprendizado.
Palavras-Chave: Qualidade da água, Receptores de Sinal de Satélite, Bem-estar Animal.
PROFESSORA: Elisandra Rigo
Resumo da Proposta:
“POLINIZANDO CAMINHOS” consiste em três ações (1) SOCIALIZANDO CAMINHOS COM A JUVENTUDE coordenado pela professora Elisandra Rigo. Esta ação visa a socialização dos jovens e da comunidade, onde primeiramente será investigado quais seriam as principais vulnerabilidades dos jovens em parceria com a assistência social e o conselho municipal da juventude – COMJUVE de Pinhalzinho e a entidade Verde Vida de Chapecó e posteriormente serão realizadas atividades sobre os assuntos indicados no estudo como de vulnerabilidade: direitos humanos, diversidade ético racial, violência, inteligência emocional, sexualidade, entre outros, através do PensaUdesc com filmes, oficinas educativas, histórias e teatros, entre outras atividades, também em parceria com outros programas de extensão da UDESC (2) PROPAGANDO A GRADUAÇÃO, coordenado pela professora Fernanda Karla Metelski. Esta ação é voltada a interação dos jovens com o ambiente universitário, pela visitação nos ambientes da UDESC Oeste em parceria com outros programas de extensão já existentes, oportunizando a estes vivências no meio acadêmico, para que possam refletir sobre suas escolhas profissionais e os diversos caminhos que elas podem levar. (3) UDESC DE PORTAS ABERTAS ZOOTECNIA, coordenado pelo professor Diogo Luiz de Alcantara Lopes. Esta ação por meio de visitação nos espaços da UDESC Oeste de estudantes do ensino médio, organizações, empresas e comunidade externa tem o objetivo de interação dos professores do departamento de Zootecnia, centro acadêmico, PET, empresa júnior apresentar as atividades desenvolvidas e interagir com a comunidade. Neste sentido, o presente programa de extensão que totaliza 1820 horas e necessitaria dois (2) bolsistas de 20 horas.
Palavras-Chave: universidade, sociedade, jovem
PROFESSORA: Elisangela Argenta Zanatta
Resumo da Proposta:
Objetiva com esse programa desenvolver, socializar e divulgar tecnologias educativas e assistenciais, voltadas a crianças, adolescentes, idosos, enfermeiros e usuários da Atenção Primária à Saúde (APS) de municípios do estado de Santa Catarina. Programa será coordenado pela professora Elisangela Argenta Zanatta, contendo quatro ações: Ação 1: Desenvolver cursos sobre a Consulta do Enfermeiro/Processo de Enfermagem e a utilização da Classificação Internacional para as Práticas de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde. Coordenada pela professora Edlamar Kátia Adamy. Ação 2: Desenvolver tecnologias educativas voltadas às crianças e adolescentes no contexto da Educação Básica, envolvendo estudantes da graduação e pós-graduação. Produzir tecnologias educacionais para alimentar o Portal Educativo voltado à adolescentes o qual está alojado na página do Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária. Coordenada pela professora Elisangela Argenta Zanatta. Ação 3: produzir tecnologias cuidativo-educacionais e assistenciais para o cuidado ao idoso e cuidadores informais de idosos. Coordenada pela professora Carla Argenta Ação 4: Desenvolver materiais, oficinas, educação popular ou cursos de atualização para profissionais da Rede de Atenção Primária à Saúde de Santa Catarina, com envolvimento de estudantes da graduação e pós-graduação e usuários do SUS, promovendo a integração ensino-serviço-comunidade. Coordenada pela professora Carine Vendruscolo.
Palavras-Chave: enfermagem, tecnologia, atenção primaria a saúde, educação em saúde.
PROFESSORA: Jouhanna do Carmo Menegaz
Resumo da Proposta:
O Programa de Fomento ao Empreendedorismo de Negócios em Enfermagem (PROFEN) tem o objetivo de promover a atuação empreendedora de enfermeiros por meio de ações sistemáticas e periódicas de comunicação, divulgação e formação. Para tanto, estrutura-se nas seguintes ações: 1. Promover a informação e comunicação por meio de mídias sociais Instagram e Spotify, coordenada pela professora Letícia de Lima Trindade, com a finalidade de divulgar ideias, iniciativas, pessoas, modelos de negócios e resultados do projeto de pesquisa a que se vincula entre estudantes e profissionais que empreendem ou que desejam empreender na Enfermagem. 2. Construir e ofertar o curso de formação de professores para promoção de educação empreendedora, coordenado pela professora Jouhanna do Carmo Menegaz, voltado a professores de ensino superior na área de saúde. 3. Mentorar negócio, produtos e serviços inovadores propostos por estudantes de graduação, pós-graduação, e enfermeiros da rede de saúde, capacitando-os para empreender e acelerar o desenvolvimento de ideias de negócios, coordenada pela professora Jouhanna do Carmo Menegaz. 4. Promover o desenvolvimento de habilidades empreendedoras por meio ações de telenfermagem em consultório digital da UDESC, coordenada pelo professor William Campo Meschial. As ações 1, 2 e 3 têm abrangência nacional e a ação 4 é regional.
Palavras-Chave: Enfermagem, Empreendedorismo, Educação Empreendedora, Redes Sociais
PROFESSORA: Lucineia Ferraz
Resumo da Proposta:
O programa de extensão 'Cuidar, brincar e aprender: estratégias para promover a saúde da criança e do adolescente' possui três ações vinculadas sendo: AÇÃO 1 – CONSULTA DO ENFERMEIRO A CRIANÇA E ADOLESCENTE (coordenador Elisangela A. Zanatta) que tem como objetivo: Realizar a Consulta do Enfermeiro em Puericultura para crianças vinculadas à Unidade Básica de Saúde Chico Mendes (Puericultura), de Chapecó – SC. AÇÃO 2 – ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESCOLA (coordenador Elisangela A. Zanatta) que tem como objetivo realizar ações de Educação em Saúde por meio da utilização de técnicas lúdicas educativas, visando discutir assuntos relacionados à saúde com o intuito de prevenir a doença e promover a saúde das crianças e adolescentes por meio da diversão; AÇÃO 3 – ATIVIDADES LÚDICAS EDUCATIVAS NO HOSPITAL DA CRIANÇA (coordenador Lucineia Ferraz) com o objetivo de promover a saúde das crianças e adolescentes hospitalizadas utilizando o lúdico como instrumento de educação em saúde e envolvendo seus familiares/acompanhantes. O desenvolvimento das atividades acontecerão nos meses de fevereiro de 2024 a dezembro de 2025 e serão executados por professores e acadêmicos do Curso de Enfermagem. Como estratégia metodológica serão realizadas atividades lúdicas educativas para promover a saúde das crianças/adolescentes na escola, consultas de enfermagem a criança/adolescente e ainda a aplicação do brinquedo terapêutico para as crianças e adolescentes hospitalizados.
Palavras-Chave: Educação em Saúde, Crianças, Adolescentes, Consulta de Enfermagem, Atividades lúdicas.
PROFESSOR: Marcel Manente Boiago
Resumo da Proposta:
A produção de frango e galinha tipo 'caipira' ou 'colonial' é uma opção rentável e de custo relativamente baixo quando comparado à avicultura industrial. Além disso, existe um nicho de mercado específico para esses produtos. O presente programa de extensão já está em andamento desde 2014. O objetivo será auxiliar produtores da região do município de Chapecó - SC na atividade de produção de aves tipo 'colonial' ou 'caipira', através de assessoria técnica nas propriedades. As ações serão divididas de seguinte forma: Ação 1- Assessoria a pequenos avicultores do oeste catarinense - instalações e manejo das aves das aves. Coordenador: Marcel M. Boiago. Ação 2 - Boas práticas de produção de rações na pequena propriedade rural. Coordenador: Marcel M. Boiago. Ação 3 - Orientação sobre legislações que envolvem comercialização de carne e ovos. Coordenador: Denise Nunes Araújo. As atividades serão desenvolvidas por professores e alunos do curso de zootecnia do Centro de Educação Superior do Oeste, da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Após a finalização dessa nova etapa do programa espera-se ter um número considerável de produtores na atividade e uma maior eficiência de produção dos que já a realizavam. Com as seis primeiras edições do projeto percebeu-se que existe carência de assistência técnica aos pequenos avicultores, sendo que a produção nos casos acompanhados apresentou considerável melhora.
Palavras-Chave: Assessoria, avicultura alternativa, frango 'caipira', trabalho.
PROFESSORA: Marlene Bamp
Resumo da Proposta:
O programa de extensão têm as seguintes ações propostas:
Material digital sobre o uso sustentável da água. Coordenadora: Profa. Marlene Bampi; Material digital sobre a gestão de resíduos sólidos. Coordenadora: Profa. Marcia Bär Schuster; Cartilha “Uso racional da água”. Coordenadora: Profa. Marcia Bär Schuster; Cartilha “Vamos reciclar”. Coordenadora: Profa. Marlene Bampi; Palestras/oficinas sobre o uso sustentável dos recursos hídricos. Coordenador: Prof. Luiz Jardel Visioli; Palestras/oficinas sobre gestão de resíduos sólidos. Coordenadora: Profa. Heveline Enzweiler; Livro sobre o uso sustentável dos recursos hídricos. Coordenadora: Profa. Marcia Bär Schuster; Livro sobre a gestão de resíduos sólidos. Coordenadora: Profa. Marlene Bampi; Todas as ações serão executadas junto à estabelecimentos de ensino, empresas e associações, beneficiando uma ampla faixa etária da sociedade O presente programa visa sensibilizar a sociedade sobre: i) a gestão e o uso racional dos recursos hídricos visando o uso sustentável; ii) a gestão correta dos resíduos sólidos, com o objetivo de que cada cidadão gerencie de forma adequada os próprios resíduos, beneficiando a coleta e destinação final; e iii) a relação entre qualidade da água e gerenciamento adequado de resíduos. Será introduzido a noção de gestão de risco, estimulando a comunidade a agir preventivamente, reduzindo os efeitos negativos de eventuais fenômenos ambientais adversos. Através das ações desenvolvidas pelo programa, busca-se também promover uma oportunidade para a formação, discussão e troca de experiências na temática ambiental, gerando cidadãos mais conscientes às questões ambientais.
Palavras-Chave: reciclagem, recursos hídricos, resíduos sólidos, sustentabilidade, extensão universitária
PROFESSORA: Marta Kolhs
Resumo da Proposta:
Este Programa terá ações de promoção e assistência a saúde mental com ênfase na Atenção Primária estendendo-se ao trabalhador da construção civil. Para tal elencou-se as seguintes ações - 1 : Grupo de Estudos: Cuidado Ampliado em Saúde Mental. Destinado aos profissionais de saúde e social implicados na rede de atenção em Saúde Mental no Oeste SC, que buscam por qualificação profissional e estão dispostos a se interrogar permanentemente sobre seus saberes e fazeres e a ampliar sua clínica. Coordenadora Profa. Marta Kolhs e um aluno bolsista e um aluno voluntario. 2: Cuidado em saúde mental a pessoas com transtornos mentais, usuários de substâncias psicoativas e familiares nos Centros de Atenção Psicossocial de Chapecó (CAPS II e CAPS AD III). Coordenadora Profa Andrea Noeremberg Guimarães e dois alunos voluntários. 3:Desenvolvimento de ações educativas e lúdicas de forma a alertar/orientar aos trabalhadores da construção civil sobre as consequências na saúde física e mental, sobre os riscos no trabalho e cuidados em especial quanto ao uso de Substâncias Psicoativas (SPAs). Coordenadora Profa. Lucimare Ferraz e um aluno bolsista e um voluntario. As ações contribuirão positivamente para o aprendizado dos acadêmicos quanto às suas competências profissionais (educação em saúde) assim como para o público envolvido, pois estes terão a oportunidade de aprender, junto aos acadêmicos e professores de enfermagem, meios/estratégias para a promoção da saúde, bem estar físico e psicossocial, tornando-se agentes do seu autocuidado. Além disso, todo o material produzido nas três ações serão divulgados no Instragram do Programa https://www.instagram.com/saudemental.udesc/
Palavras-Chave: Enfermagem, Saúde Mental, Promoção da Saúde, Atenção Primária à Saúde.
PROFESSOR: Neudi José Bordignon
Resumo da Proposta:
A presente ação de extensão visa sensibilizar a sociedade sobre a importância da gestão e do uso racional dos recursos naturais, em especial os recursos hídricos, com o objetivo de promover a gestão e uso sustentável e racional da água. Objetiva também, socializar conhecimentos e resultados de pesquisas científicas na área de recursos hídricos, realizadas na região oeste de Santa Catarina, abordando dados e informações em um horizonte histórico de 6 (seis) décadas. Dessa forma, busca-se promover uma melhor compreensão e entendimento da realidade regional frente aos eventos hidrológicos extremos ocorridos, fomentando a reflexão e ações preventivas, que visem reduzir vulnerabilidades e mitigar os efeitos negativos de situações adversas, especialmente os eventos hidrológicos críticos, como as secas e as inundações. É necessário, que se garanta o acesso à água para a presente e futuras gerações, em quantidade e qualidade compatíveis com os respectivos usos, buscando sempre o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental. A ideia de desenvolvimento sustentável nos remete à capacidade de progredir em harmonia com o ambiente, visando a perenidade e renovação dos recursos hídricos, trazendo, ao invés de consequências maléficas, benefícios a ambas as partes envolvidas: homem e ambiente. Através das ações a serem desenvolvidas pelo projeto, busca-se também promover uma oportunidade para o amadurecimento e compreensão da realidade regional, assim como a troca de experiências na temática, oportunizando conhecimento e aprendizado.
Palavras-Chave: extensão universitária, sustentabilidade, gestão de recursos hídricos, eventos hidrológicos críticos, uso racional da água
PROFESSORA: Olvani Martins da Silva
Resumo da Proposta:
A proposta do programa, visa promover a saúde e prevenir as doenças e agravos não transmissíveis entre crianças, adolescentes de escola pública e seus familiares. Ainda irá fomentar a integração universidade-sociedade, incluído as populações vulneráveis a estes acometimentos através da informação e do acesso à educação em saúde, já para os os extensionisas, a proposta tem papel formativo, contribuindo para seu desenvolvimento e fortalecimento do ensino. Para tanto o programa visa três ações principais: Ação 1 – Ciranda da promoção da saúde: prevenindo as doenças e agravos não transmissíveis - objetiva a realização de rodas de conversas, diálogos e brincadeiras com as crianças e adolescentes de escola pública. Também, tenciona estreitar laços de aproximação com os familiares dos estudantes através de redes sociais e eventos, para disseminação da temática. (Coordenada pela prof. Olvani Martins da Silva). Ação 2- Enfrentamento da Doença renal crônica- ENDORC, que tem por intuito promover atividades de sensibilização a população sobre o enfrentamento da doença renal crônica (Será coordenada pela prof Olvani Martins da Silva). Ação 3- Trilha da tecnologia em saúde, que visa desenvolver tecnologias para a educação em saúde (Coordenado pela prof Leila Zanatta). O público alvo serão crianças, adolescentes de escola pública e seus familiares. Acredita-se que por meio destas ações, seja possível fortalecer a promoção da saúde, prevenir as doenças e agravos não transmissíveis.
Palavras-Chave: Enfermagem, Hipertensão Arterial Sistêmica, Diabetes Mellitus, Doença Renal Crônica, Doença Crônica
PROFESSORA: Renata Mendonça Rodrigues
Resumo da Proposta:
Ação 01 - Realizar a manutenção do Horto Medicinal Didático na Fazenda Experimental da UDESC Oeste - FECEO. Coordenador da ação: profª Renata Mendonça Rodrigues. Ação 02 - Realizar encontros de dança circular sagrada para a comunidade. Coordenador da ação: profª Kiciosan da Silva Bernardi Galli. Ação 03 - Oferecer atendimento em PICs (reiki, auriculoterapia e terapia de florais) para a PMSC e a comunidade - Chapecó. Coordenador da ação: profª Kiciosan da Silva Bernardi Galli. Ação 04 - Realizar ciclo de capacitações em PICs para a comunidade interna e externa a UDESC. Coordenador da ação: profª Renata Mendonça Rodrigues. Ação 05 – Realizar meditação e dança circular com comunidade escolar no município de Concórdia. Coordenador da ação: profª Kiciosan da Silva Bernardi Galli
Palavras-Chave: Cuidado, Enfermagem, Extensão Universitária, Práticas Integrativas e Complementares.
PROFESSORA: Rosana Amora Ascari
Resumo da Proposta:
O Programa de Extensão Educação Continuada em Saúde (PEECS), em sua 7ª edição, tem como alicerce o conhecimento acadêmico, a segurança e a integração universidade-comunidade. Objetiva desenvolver oficinas, eventos e materiais educativos que corroborem com a produção de conhecimento, a segurança de usuários dos serviços de saúde e a integração da universidade com a comunidade externa. O PEECS será coordenado pela Profa. Rosana Amora Ascari e abarca quatro ações, a saber: Ação I: Oficinas de produção de conhecimento, segurança e integração Udesc-Comunidade – Coordenação Profa. Rosana Amora Ascari; Ação II: Semana de Enfermagem Udesc 2024/2025 – Coordenação profa. Rosana Amora Ascari; Ação III: Organização do Congresso Sul Brasileiro de Tecnologia e Inovação em Saúde – Coordenação profa. Rosana Amora Ascari ; e, Ação IV: Curso de Oralidade em Português para imigrantes – Coordenação profa. Rosana Amora Ascari. Ressalta-se que as ações III e IV serão realizadas em parcerias com instituições externas e contam com a sub-coordanção do Mestre Daniel Andolfatto e Pedagoga Neuzi Conceição Rosa da Silva, respectivamente. O PEECS nasceu de demandas dos serviços de saúde e comunidade, motivo que concentra suas ações direcionadas à profissionais de serviços de saúde e comunidade externa, com inserção de estudantes de graduação e pós-graduação, contribuindo positivamente com a formação do profissional enfermeiro. As ações propostas fomentam a integração da extensão com o ensino e atividades de pesquisa, além de levar conhecimento acadêmico à comunidade externa, promover o diálogo e, estão alinhados aos objetivos de desenvolvimento sustentável 3, 4, 8 e 11.
Palavras-Chave: Tecnologia, Educação Continuada, Segurança, Gestão em Saúde, Pessoal da Saúde.
PROFESSORA: Sandra Mara Marin
Resumo da Proposta:
Considera-se primeiros socorros todo tipo de atendimento primário prestado a vítima até a chegada do serviço especializado bem como o enfrentamento de situações de desastres. A enfermagem tem um papel fundamental na prestação da assistência e de competência do profissional também a realização de capacitações e educação em saúde. Esta proposta tem como objetivo: Capacitar profissionais e estudantes do ensino superior, médio e fundamental e técnico profissionalizante de saúde em primeiros socorros e situações de desastre. Será desenvolvido junto as escolas públicas da cidade de Chapecó e os 13 centros de educação de ensino superior da UDESC em SC. Será desenvolvido em dois momentos. Inicialmente capacitações com abordagem teórica e após desenvolvimento prático com utilização de simuladores. O Programa possuirá três ações. Ação I: Capacitar profissionais e estudantes do ensino médio, fundamental e técnico profissionalizante de saúde, em primeiros socorros e situações de desastre nas Instituições de Ensino e em visita na UDESC em Chapecó, coordenação: Sandra Mara Marin Ação II: Realizar capacitações de primeiros socorros em situação de desastres em todos os Centros de educação superior da UDESC, coordenação: Olvani da Silva Martins . Ação III- Integração da Liga acadêmica de Simulação em Saúde e Emergência LASSE- UDESC nas atividades de capacitações do programa, coordenação: Willian Campos Meschial. Acredita-se que através destas ações de capacitações possam fortalecer a prática profissional no atendimento de primeiros socorros e situações de desastres, minimizando os danos decorrentes destas situações tão imusitáveis.
Palavras-Chave: Primeiros Socorros, Educação em Saúde, Enfermagem, Desastres.
PROFESSORA: Silvana dos Santos Zanotelli
Resumo da Proposta:
Programa de extensão que objetiva promover a saúde materno-infantil de populações imigrantes, no contexto da Atenção Primária em Saúde. As ações propostas buscam contribuir com a saúde de populações imigrantes, promovendo práticas de cuidado adequadas ao contexto cultural brasileiro, além e aproximar e fortalecer as relações com a equipe de saúde, contribuindo assim com as metas globais de redução da morbimortalidade materna e infantil.
Ação 1 – Capacitação da equipe da saúde local para práticas de cuidado melhoradas na atenção à saúde materno-infantil e das famílias das populações imigrantes - Coordenador: Silvana dos Santos Zanotelli
Ação 2 – Promoção de ações de cuidado e educação em saúde, individuais e em grupos, na gestação, no puerpério e em relação aos cuidados com o neonato - Coordenador: Denise Antunes de Azambuja Zocche
Ação 3 – Desenvolvimento de instrumentos e materiais relacionados à temática, para subsidiar a atuação da equipe de saúde e aprimorar a comunicação e ações de cuidado entre as famílias de imigrantes e profissionais - Coordenador: Lucimare Ferraz
Ação 4 – Coordenação da Liga Acadêmica de Atenção Integral à Saúde da Mulher, para apoiar as ações relacionadas à promoção da saúde de populações imigrantes - Coordenador: Silvana dos Santos Zanotelli
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.