Udesc aguarda definição de caso nacional para realizar
matrículas - Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom SC
Nesta segunda-feira, 27, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) decidiu suspender os cronogramas de matrícula e de chamadas subsequentes do
Sistema de Seleção Unificada (Sisu) devido a uma liminar da Justiça Federal que proíbe o Ministério da Educação (MEC) de divulgar o resultado nacional.
Como o resultado do Sisu estava inicialmente previsto para esta terça-feira, 28, a Udesc tinha estabelecido cinco datas para matrícula: três em janeiro (dias 29, 30 e 31) e duas em fevereiro (dias 3 e 4). Esse período também ficaria aberto para quem quisesse participar da lista de espera das próximas convocações.
A proibição de divulgação do resultado foi solicitada pela Defensoria Pública da União (DPU) e deferida pela Justiça Federal de São Paulo na última sexta-feira, 24. A DPU alegou que houve erro na correção de milhares de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serve como base para a classificação do Sisu.
Para derrubar essa decisão liminar, a Advocacia-Geral da União (AGU) recorreu ao Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), mas teve o pedido negado neste domingo, 26, e agora pretende apresentar recurso ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Diante dessa indefinição do resultado nacional e da necessidade de deslocamento de candidatos de inúmeros estados para os locais de matrícula da Udesc, a universidade entendeu que seus cronogramas do Sisu ficaram comprometidos e resolveu suspendê-los até que haja manifestação definitiva da Justiça ou posicionamento do MEC sobre futuras datas.
Mais informações
Mais informações podem ser obtidas com a Coordenadoria de Vestibulares e Concursos da Udesc (Covest), pelos telefones (48) 3664-8089 e 8091, das 13h às 19h, e pelo e-mail
vestiba@udesc.br.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
* Esta matéria foi atualizada às 14h30 de 29 de janeiro de 2020.