Arte: Fernanda Conceição/Secom Udesc
Com o objetivo de fomentar e debater as políticas de inclusão e diversidade no contexto da pós-graduação, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promove no dia 10 de setembro a primeira edição do Seminário de Ações Afirmativas da Pós-Graduação, reunindo coordenadores, secretários e estudantes representantes dos Programas de Pós-Graduação da universidade, além de diretores de Pesquisa e Pós-Graduação dos centros de ensino.
O evento ocorre no auditório Tito Sena, no Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), em Florianópolis, das 8h30 às 18h. “O seminário surge como uma resposta necessária ao crescente reconhecimento da importância da diversidade acadêmica e da igualdade de oportunidades no ambiente acadêmico. A inclusão de diferentes perspectivas e experiências é fundamental para o avanço do conhecimento e para a construção de um ambiente acadêmico mais justo e representativo”, afirma a professora Geisa Bock, coordenadora de Pós-Graduação da Udesc.
A programação contará com uma mesa - redonda sobre as políticas afirmativas na pós-graduação, que será transmitida pelo
Youtube da Udesc, abordando questões como políticas de cotas, suportes e apoios aos estudantes dos grupos sub-representados e estratégias para a criação de ambientes acadêmicos mais inclusivos.
Participarão os professores Pierpaolo Negri (Universidade Estadual de Maringá - UEM), Claudia Regina Xavier (Universidade Federal do Paraná - UFPR), Martinha Clarete Dutra Dos Santos (Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, Ciência e Cultura – OEI) e Ewelin Monica Paturi Navarro Canizares (integrante da Mangata Rede de Pesquisa com Deficiência).
O encontro também terá momento de socialização das experiências dos Programas de Pós-Graduação, apresentações das ações já desenvolvidas, além de discussão dos participantes e elaboração de um documento final do seminário.
Acesse aqui a programação completa.
Ações Afirmativas na Pós-Graduação
Segundo a coordenadora Geisa, a realização deste seminário é um marco significativo para a Udesc, pois será a primeira vez que a universidade concentra seus esforços para discutir e implementar ações afirmativas especificamente voltadas para a pós-graduação de toda a instituição.
Alguns programas de pós-graduação da universidade, como por exemplo os ofertados no Centro de Artes, Design e Moda (Ceart), já contam com uma Política de Ações Afirmativas regulamentada para a inclusão de pessoas negras, indígenas, com deficiência, quilombolas e trans, por meio de reserva de vagas previstas nos editais dos processos seletivos destinados à comunidade.
Atualmente a Udesc conta com 35 programas de pós-graduação, que oferecem 58 cursos entre mestrado e doutorado. “A pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg) espera que este evento seja um ponto de partida para a construção de uma cultura acadêmica mais inclusiva e equitativa. Ao destacar e discutir essas questões, a universidade reafirma seu compromisso com a justiça social e o avanço da educação nos níveis mais elevados de ensino”, complementa Geisa Bock.
Mais informações com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação pelo e-mail
proppg.reitoria@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8171.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7934