Teste dura até 40 minutos e participantes
recebem guia de exercícios - Foto: Divulgação
O
Laboratório de Postura e Equilíbrio (Lapeq), ligado ao Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), está oferecendo avaliações gratuitas de equilíbrio para pessoas idosas, especialmente na faixa entre 75 a 90 anos. Para participar, os interessados não podem ter amputações ou prótese de quadril ou joelho.
As avaliações ocorrem no Laboratório de Dinamometria da Udesc Cefid, no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.
Segundo os pesquisadores, o procedimento é feito em apenas um dia e dura de 30 a 40 minutos. Após a análise, os participantes recebem o resultado e um guia de exercícios para manutenção e melhora do equilíbrio, com atividades que podem ser realizadas em casa.
A pesquisa é desenvolvida pela professora
Graziela Morgana Silva Tavares, que é docente da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), pós-doutoranda em Fisioterapia na Udesc Cefid e integrante do Lapeq.
Mais de 260 pessoas já foram avaliadas pela iniciativa da universidade, que integra o projeto de pesquisa "Valores normativos do equipamento Neurocon Smart Equitest para população idosa", orientado pelo professor
Gilmar Moraes Santos.
Equipamento de alta tecnologia
No laboratório da Udesc Cefid, o equilíbrio dos participantes será avaliado em um equipamento chamado "Neurocon Smart Equitest", com a aplicação do teste de organização sensorial (SOT).
O SOT avalia a habilidade do indivíduo de utilizar diferentes sistemas de controle postural (somatossensorial, vestibular e visual) para se manter em equilíbrio na posição em pé (ortostática) e em condições de "conflito sensorial" (produzidas a partir do movimento da plataforma de força e/ou do entorno visual).
Prevenção
Graziela destaca a importância de pesquisas sobre quedas em idosos, consideradas um dos principais problemas clínicos e de saúde pública pela alta incidência, gravidade das consequências e altos custos assistenciais.
"Cerca de 30% dos idosos do Brasil caem ao menos uma vez ao ano e a maioria dessas quedas, 51%, ocorre em pessoas com mais de 85 anos", afirma a pesquisadora.
Mais informações
Mais informações sobre a avaliação podem ser obtidas pelo e-mail
grazielamstavares@gmail.com e pelo telefone (55) 98118-0622.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010