Fisioterapeuta Fernanda Silva (2ª da dir. para esq.)
falou sobre ações em país da África - Foto: Divulgação
O
Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), recebeu, nesta semana, a visita da fisioterapeuta Fernanda Silva, que é agente humanitária na África e idealizadora do
projeto Fisioterapeutas sem Fronteiras na Tanzânia e Leste Africano, para ações com a comunidade acadêmica.
Fernanda também é cofundadora da organização não governamental Acts of Life Tanzania e diretora-clínica do Acts of Life Neurorecovery Center, que fica em Morogoro, cidade na região central da Tanzânia, e oferece habilitação e reabilitação fisioterapêutica a crianças. Além disso, é pesquisadora e doutora em Ciências da Reabilitação pela Universidade Nove de Julho (Uninove).
A primeira atividade dela na Udesc Cefid foi a palestra "Conexão Brasil - Tanzânia: oportunidades para desenvolvimento profissional, de pesquisa e internacionalização institucional", realizada na quarta-feira, 18, no Auditório da Udesc Cefid, no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.
Já na quinta-feira, 19, Fernanda ministrou uma aula prática sobre tecnologia assistiva de baixo custo para estudantes da disciplina de Fisioterapia Neurológica da Saúde da Criança e do Adolescente, da sexta fase da graduação em Fisioterapia, na Sala Espine.
As atividades foram feitas pelo
programa de extensão "EstimulAção: a criança em foco", em parceria com o
Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFT) e a
Direção de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc Cefid.
Para a coordenadora do EstimulAção, professora
Luciana Sayuri Sanada, "vivenciar uma realidade extremamente adversa, muitas vezes sem luz ou água, e ainda assim conseguir praticar fisioterapia baseada em evidências mostrou ao nosso aluno a importância de desenvolver soluções criativas, acessíveis e fundamentadas na ciência para melhorar a qualidade de vida da população".
"Além disso, essa experiência cultivou uma consciência social e humanitária nos alunos de pós-graduação e graduação em Fisioterapia. As aulas destacaram ainda a possibilidade de realizar pesquisas, colaborações acadêmicas e atividades voluntárias com instituições estrangeiras", ressalta.
Números da iniciativa
Criado pela ONG Acts of Life Tanzania em 2019, o projeto Fisioterapeutas sem Fronteiras na Tanzânia e Leste Africano oferece atendimento fisioterapêutico e integra um programa multiprofissional que atende gratuitamente crianças com deficiência e suas famílias, desenvolvendo as seguintes ações:
-
Mutirões de saúde em 20 localidades diferentes, entre tribos Maasai, Tribo Mbarabari e vilarejos, com 600 pessoas atendidas por mês;
-
Atendimento fisioterapêutico no centro de reabilitação, com 116 crianças atendidas por mês;
-
Acolhimento das mães e das crianças na hospedagem solidária, com oito pessoas acolhidas no momento;
-
Escola de costura e empreendedorismo para as mães, com dez participantes no momento;
-
Pré-escola Growing Giants para crianças com paralisia cerebral, com 15 crianças no momento.
Todas essas atividades são realizadas por uma equipe de 13 pessoas, sendo 11 tanzanianos e dois brasileiros. Em cinco anos, os projetos já atenderam mais de 40 mil pessoas.
Atualmente, a Acts of Life Tanzania tem parcerias com igrejas e pessoas físicas do Brasil e com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e precisa principalmente de doações de materiais de reabilitação, órteses, talas extensoras, brinquedos pedagógicos e aparelhos de eletroterapia e neuromodulação, além de material escolar geral e adaptado.
Internacionalização
A diretora de Extensão da Udesc Cefid, professora
Elaine Paulin Ferrazeane, disse que pretende buscar recursos junto à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc (Proex) para apoiar o projeto Fisioterapeutas sem Fronteiras e viabilizar, na Tanzânia, uma nova frente de internacionalização extensionista da universidade.
"É um projeto muito relevante, e seria muito interessante ter a parceria e o apoio da universidade", afirma a diretora. Além disso, a coordenação do EstimulAção está tratando de convênio de estágio com a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) para conseguir levar estudantes de Fisioterapia da Udesc Cefid para o país africano.
Mais informações
Mais informações podem ser obtidas com o
Laboratório de Desenvolvimento e Controle Postural da Udesc Cefid (Ladescop), ao qual o EstimulAção está vinculado, pelo e-mail
luciana.sanada@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8627.
Novidades da Udesc Cefid também estão disponíveis nas mídias sociais do centro:
Instagram,
Facebook e
WhatsApp.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
WhatsApp: (48) 98801-7729
Telefone: (48) 3664-8637