Plataforma já utilizada na gestão da pesquisa terá implementação gradual na universidade
Secretários, coordenadores e docentes de programas de pós-graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) participarão, entre os dias 3 e 5 de junho, de uma capacitação no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).
A plataforma já é utilizada na gestão das atividades de pesquisa desde 2023 e começará a ser utilizada na gestão dos cursos de pós-graduação stricto sensu - mestrado e doutorado.
Com o Sigaa, a Udesc irá agregar os dados do ensino, pesquisa, extensão e gestão em um só sistema. O objetivo é facilitar a rotina e o acesso dos usuários a informações e processos, além de facilitar a análise de dados pela integração das informações de diversos setores da universidade.
Para a coordenadora de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg), professora Geisa Letícia Kempfer Bock, a capacitação “é uma oportunidade para sanar dúvidas diretamente com a equipe responsável pela implementação do sistema e identificar melhorias a serem incorporadas pela equipe na customização dos módulos”.
O objetivo é fazer com que os usuários “sintam-se familiarizados com o Sigaa e com isso haja maior padronização e otimização dos fluxos na gestão dos dados da pós-graduação”, de acordo com a coordenadora de Pós-graduação.
Em razão das diferenças nas funcionalidades do sistema utilizadas por cada categoria, o treinamento será dividido em três dias.
ATUALIZAÇÃO: As atividades foram adiadas a pedido da empresa responsável pela capacitação. As novas datas estão no cronograma a seguir:
Cronograma de capacitação: (Atualizado em 27/5, às 17h20)