O professor Norberto Dallabrida, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foi selecionado para atuar como docente convidado pela Universidade de Nanterre, em Paris, na França. A escolha se deu em edital da instituição francesa para pesquisadores estrangeiros.
Vinculado ao Departamento de Pedagogia do Centro de Educação a Distância (Cead), Dallabrida receberá bolsa de trabalho remunerada em janeiro e fevereiro para atuar no Centro de Pesquisas em Educação e Formação Docente (Cref), sob supervisão do professor Laurent Gutierrez.
"Farei palestras no curso de História da Educação do professor Laurent, visitarei escolas inovadoras em Paris e acompanharei cursos de extensão na universidade francesa", destaca o docente da Udesc Cead.
Pesquisas
Gutierrez visitou a Udesc em 2016, quando proferiu palestra no Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), e trabalhou com o grupo de pesquisa Culturas Escolares, coordenado por Dallabrida.
Ambos os professores trabalham em torno do estudo da circulação e da apropriação do movimento da Escola Nova, que se desenvolveu no século 20, com o Brasil adotando métodos franceses para a inovação pedagógica.
As afinidades acadêmicas entre os docentes propiciam o intercâmbio de pesquisas entre as universidades. Para Dallabrida, "atuar como professor convidado de uma universidade estrangeira qualificada é uma distinção, principalmente agora que a internacionalização está na pauta da Udesc".
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010