Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Saúde e do Esporte

Notícia

12/08/2020-20h03

Pesquisa de acadêmica da Udesc Laguna propõe formas para estimular cicloturismo

Jeane Silva criou diretrizes para hospedagens poderem fazer adequações voltadas aos cicloturistas - Foto: Div.
A acadêmica Jeane Silva, da décima fase do curso de Arquitetura e Urbanismo no Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Laguna, elaborou artigo científico que apresenta diretrizes e requisitos essenciais para hospedagens receberem ciclistas, estimulando assim o cicloturismo. Confira o estudo.

Intitulado "Sistematização de diretrizes projetuais para meios de hospedagem personalizados para cicloturistas como incentivo à ciclomobilidade", o artigo foi orientado pelo professor Leandro Silva Leite e desenvolvido no Laboratório de Pesquisas em Teoria da Arquitetura Contemporânea da Udesc Laguna.

O trabalho de Jeane despertou o interesse, por exemplo da revista científica "Modern Environmental Science and Engineering" (ISSN 2333-2581), publicação de Ciência Ambiental e Engenharia de Nova York, nos Estados Unidos, que promove pesquisa interdisciplinar de relevância política em questões ambientais. Após receber convite do periódico, a aluna está com o artigo submetido às etapas necessárias de avaliação para publicação.

O estudo de Jeane já foi publicado pelo 9º Seminário Internacional Projetar: Arquitetura e Cidade: Privilégios, Conflitos e Possibilidades (acesse o material) e no livro "Arquitetura e Urbanismo: Competência e Sintonia com os Novos Paradigmas do Mercado 2" (disponível em e-book).

Sobre o estudo

No artigo, Jeane demonstra, com exemplos práticos, como as hospedagens podem se adaptar em relação ao cicloturismo. Para a realização dessa análise, foram selecionados três meios de hospedagem existentes, edificações que investiram em recursos para oferecer suporte aos usuários de bicicleta.

Segundo a aluna da Udesc Laguna, o objetivo da pesquisa é oferecer diretrizes projetuais para o setor da hotelaria criar e remodelar hospedagens considerando esse mercado em expansão.

"Acredito que, a cada dia, fica mais clara a importância de incentivar e colocar em prática atividades saudáveis, tanto para as pessoas quanto para o planeta, e o cicloturismo é uma delas", destaca Jeane.

Assessoria de Comunicação da Udesc*
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

* Esta matéria foi atualizada à 0h25 de 13 de agosto de 2020. Ao contrário do que foi anteriormente divulgado, o estudo ainda não será publicado por uma revista científica dos Estados Unidos porque está passando pelas etapas necessárias de avaliação.
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.