Grupo de trabalho repensará processos em setores da
instituição - Foto: Victor Lacombe/Secom Udesc
Nesta segunda-feira, 11, começaram as atividades do Escritório de Processos e Melhoria Contínua da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), um projeto pioneiro na instituição.
O órgão é formado por técnicos e professores com o objetivo de mapear e aprimorar processos, assim como desenvolver projetos de melhorias em diversas áreas.
Organizado pela
Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), o escritório tem membros permanentes e colaboradores de centros de ensino e da Reitoria, incluindo o vice-reitor da Udesc, Leandro Zvirtes, um dos líderes do projeto, e o pró-reitor da pasta, Leonardo Secchi.
O grupo de trabalho se reunirá mensalmente para repensar processos da universidade e propor melhorias aos setores que forem analisados. A ideia é fazer uma imersão por áreas administrativas e de ensino, pesquisa e extensão no intuito de revisar processos e dar ainda mais eficiência aos setores.
"Será um trabalho importante realizado por uma equipe de multidisciplinar de servidores, que receberá treinamento específico para identificar problemas e os caminhos para solucioná-los. Assim, teremos uma gestão pública mais ágil e eficiente", ressalta o vice-reitor da Udesc.
A criação do escritório integra as ações do projeto F.A.S.T., que está previsto no
Plano de Gestão 2016-2020 da Udesc, liderado pelo reitor, Marcus Tomasi, e pelo vice-reitor, Leandro Zvirtes, e desenvolve metodologias que facilitem, agilizem, simplifiquem e totalizem a execução das atividades meio e finalísticas da instituição.
Próximos passos
O Escritório de Processos e Melhoria Contínua da Udesc realizará sua próxima reunião na segunda quinzena de fevereiro, quando definirá os primeiros projetos que serão desenvolvidos, bem como os processos considerados críticos e prioritários no mapeamento.
O grupo de servidores participará de um curso de capacitação sobre mapeamentos de processos em março. Entre os temas do curso, estão:
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Introdução, conceitos e ferramentas do Lean Office;
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Gestão de Processos de Negócio (BPM);
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PDCA e relatório A3 para gestão de projetos de melhoria;
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Gestão visual para gestão da implantação de melhorias.
Após a realização do curso, alguns membros da equipe visitarão os centros de ensino com o objetivo de conversar com professores, técnicos e alunos para detectar situações que dificultam a rotina de processos e podem ser trabalhadas pelo escritório.
"O objetivo é identificar gargalos na rotina de trabalho e propor novos caminhos para sua melhoria", complementa o pró-reitor Leonardo Secchi.
Mande suas sugestões
Os servidores que identificarem gargalos nos seus setores e buscam ideias e sugestões de melhorias podem entrar em contato com o Escritório de Processos e de Melhoria Contínua da Udesc pelo e-mail
escritoriodeprocessos@udesc.br.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010