Licenças para simuladores de sistemas de produção de
petróleo são avaliadas em R$ 11 milhões - Foto: Div.
O
Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Balneário Camboriú, e a empresa europeia
Petroleum Experts (Petex) fizeram acordo para cessão de dez licenças do software Integrated Production Modeling (IPM).
O valor das licenças doadas ao Departamento de Engenharia de Petróleo da Udesc Balneário Camboriú é de 2.025.307,17 libras, cerca de R$ 11 milhões. O acordo tem duração de um ano, com possibilidade de renovação nos anos subsequentes.
A Suíte IPM é composta pelos programas Gap, Prosper, MBAL, PVTP, Reveal e Resolve, que permitem modelar a dinâmica de produção de petróleo do poço ao sistema de produção, entre outras funcionalidades. Com sede em Edimburgo, na Escócia, a Petex desenvolve projetos e softwares para a indústria do petróleo em todo o mundo.
De acordo com o professor
Antonio Marinho Barbosa Neto, da Udesc Balneário Camboriú, os programas serão usados por estudantes e pesquisadores de Engenharia de Petróleo para realização de trabalhos de conclusão de curso (TCCs), dissertações e pesquisas.
"As ferramentas permitem a caracterização de pressão, volume e temperatura (PVT) de fluidos, análise de garantia de escoamento e fluxo multifásico em poços e sistemas de produção de petróleo. Nesse sentido, os programas permitirão aprimorar nosso conhecimento sobre modelagem e simulação de sistemas marítimos de produção", afirma Barbosa Neto.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010