A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) está realizando a campanha Novembro Azul com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização para a prevenção do cêncer de próstata. Até 30 de novembro, a universidade arrecadará fraldas geriátricas para pacientes do Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon), em Florianópolis, e ao Lar de Idosos de Chapecó.
Promovida pela Coordenadoria de Desenvolvimento Humano (CDH), órgão vinculado à Pró-Reitoria de Administração (Proad), a ação visa atender também a outras instituições do Estado.
Servidores, alunos ou comunidade externa que quiserem participar da campanha podem deixar um ou mais pacotes de fraldas geriátricas na guarita da Reitoria da Udesc, no Bairro Itacorubi, em Florianópolis.
"Na hora da entrega, basta comunicar ao segurança terceirizado que o pacote é uma contribuição para a campanha Novembro Azul da Udesc", orienta a enfermeira da Udesc e uma das coordenadoras da campanha, Valdirene Ávila.
O Centro de Educação Superior do Oeste (CEO) também está recebendo as doações nos seguintes locais: no hall do prédio da Zootecnia, na Rua Beloni Tombeta Zanin, nº 680 E, Bairro Santo Antônio, e no hall do prédio do Departamento de Enfermagem, na Rua Sete de Setembro, nº 77 D, Centro, em Chapecó; e também no hall do prédio do Departamento de Engenharia, no hal do Bloco II, na BR-282, Km 573, em Pinhalzinho.
Doença que pode ser tratada e curada
Valdirene Ávila ressalta que, "se há alguns anos o câncer era recebido como sentença de morte, hoje é uma doença que pode ser tratada e curada, em grande parte dos casos, graças ao diagnóstico precoce e aos constantes avanços científicos".
De acordo com a enfermeira, para se beneficiar desses avanços, o homem precisa ser pró-ativo, informar-se e não ter preconceitos. "Com esse intuito, preparamos um material informativo que está na página da CDH sobre a saúde do homem", comenta.
Conscientização é fundamental
Com o intuito de colaborar na redução dos casos de câncer de próstata e priorizar os cuidados preventivos e o enfrentamento dos farores de risco das patologias, a CDH elaborou orientações coletadas de orgãos como o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Na página da CDH, é possível conferir dicas para prevenir outras patologias que acometem os homens como iInfecção e incontinência urinária, difunsão erétil, entre outras.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010