Atualmente na Espanha, Samuel Nuernberg retornará
em agosto à Udesc Laguna - Foto: Arquivo pessoal
O acadêmico Samuel Nuernberg, do curso de Engenharia de Pesca do
Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Laguna, está estudando há nove meses na
Universidade de Cádiz, na Espanha.
A oportunidade de cursar disciplinas em uma instituição estrangeira surgiu por meio do
Programa de Mobilidade Internacional Livre da Udesc.
Samuel foi um dos 54 estudantes da universidade, dentre 65 inscritos de variados níveis acadêmicos, aprovados para realizar a mobilidade internacional a partir do segundo semestre do ano passado.
Em 17 de setembro de 2018, ele viajou para uma estadia de seis meses. A experiência foi tão boa que o acadêmico decidiu adiar ao retorno por mais seis meses. No mês que vem, ele retornará ao Brasil.
Disciplinas em outras áreas
Atualmente na sétima fase do curso, Samuel conta que uma das dificuldades que teve foi encontrar uma universidade que pudesse agregar conhecimento à sua área de estudo.
"O curso de Engenharia de Pesca não existe nas universidades daqui, apenas algumas matérias têm relação, dos cursos de Biologia e Ciências do Mar e Ambientais", afirma. Em Cádiz, ele cursa atualmente as disciplinas de Pescarias; Sistema de Informação Geográfica (SIG) e Teledetecção; e Oceanografia Física Aplicada.
Domínio do idioma
Segundo o estudante, um dos ganhos que o intercâmbio está lhe proporcionando é o domínio do espanhol, idioma que estuda junto com as disciplinas curriculares. "Minha maior dificuldade foi me adaptar com a velocidade e o acento dos espanhóis", comenta.
A fluência na língua espanhola tem importância especial porque, segundo Samuel, "os países da América do Sul estão à frente do Brasil na pesca e também na aquicultura". Entre outros aprendizados adquiridos, ele destaca os conhecimentos sobre a gestão da pesca na Europa e o trabalho com dados históricos de satélite para concluir fenômenos oceanográficos.
"O intercâmbio está me proporcionando uma troca de cultura enriquecedora. Conheci muitas pessoas, fiz amizades com pessoas de diferentes países, viajei pela Espanha e também por lugares da Europa como Malta, Portugal, Alemanha e Itália, além de Marrocos, na África", relata.
Mobilidade internacional livre
O Programa de Mobilidade Internacional Livre é destinado a alunos de graduação da universidade que têm condições de realizar intercâmbio sem auxílio financeiro institucional.
O estudante que realiza mobilidade acadêmica através dos convênios com a Udesc não paga as taxas acadêmicas das instituições de destino parceiras, a não ser nos casos específicos, e não perde o vínculo com a universidade durante o período.
As inscrições são feitas online, pelo
site da Udesc, em dois períodos do ano letivo: até 4 de abril, para estudos a partir de agosto e setembro do mesmo ano (exceto para universidade canadenses, onde o prazo é até 1º de abril); e até 10 de setembro, para estudos a partir de janeiro e fevereiro do ano seguinte.
Mais informações
Mais informações sobre intercâmbio podem ser obtidas no
site da Udesc.
Siga as novidades da Udesc pelo
Facebook,
Instagram,
Twitter,
Udesc em Rede,
WhatsApp e
YouTube. Se você é estudante, acesse
office.udesc.br para ativar sua conta de e-mail e ter o pacote Office 365 gratuitamente.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010