Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Saúde e do Esporte

Notícia

11/02/2025-17h44

Ações da Udesc fomentam participação feminina nas ciências

Universidade conta com 1.849 pesquisadoras e alunas de pós-graduação

Cerca de 47% do corpo docente credenciado nos programas de pós-graduação da Udesc é composto por mulheres. Foto: Fabrício Camargo/Udesc
O espaço das mulheres na Ciência vem crescendo a cada dia. Segundo relatório divulgado pela Elsevier-Bori em 2024, a proporção de pesquisadoras que assinaram publicações científicas no Brasil passou de 38%, em 2002, para 49%, em 2022. Na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), 661 mulheres pesquisadoras e 1.188 estudantes de pós-graduação têm seus trabalhos voltados para construir e compartilhar conhecimento.

O Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, celebrado nesta terça-feira, 11 de fevereiro, lembra que, apesar do aumento nos índices, é fundamental seguir fomentando a participação feminina no campo científico. A data estabelecida em 2015 na Assembleia Geral das Nações também acompanha o 5º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, que visa alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

Conforme o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Udesc, Sérgio Pezzin, iniciativas da Udesc buscam valorizar a participação feminina nos projetos de pesquisa e em editais de agências de fomento. O professor também pontua estratégias para minimizar assimetrias de gênero, como a resolução que dispõe sobre a produtividade docente por motivo de licenças parentais; a oferta de bolsas de iniciação científica, as quais possibilitam criar um ambiente favorável para a formação de jovens cientistas; e os núcleos e comitês dedicados à promoção da diversidade e dos direitos humanos.

Especificamente na pós-graduação, 47,7% do corpo docente credenciado nos programas da universidade é composto por professoras. “Incentivamos a participação de mulheres na pós-graduação, oferecendo suporte e oportunidades para que elas possam desenvolver suas carreiras acadêmicas e científicas”, destaca Pezzin.

O pró-reitor ressalta que as atividades de iniciação científica, pós-graduação e políticas afirmativas para incentivar e valorizar a participação de meninas e mulheres na ciência são cruciais para promover a diversidade e a inovação, fortalecer a excelência acadêmica e criar um ambiente inclusivo.

“Essas ações fortalecem as mulheres, contribuem para o desenvolvimento socioeconômico e servem de modelo para outras instituições. Ao liderar pelo exemplo, a Udesc inspira uma mudança cultural mais ampla em prol da igualdade de gênero em toda sociedade catarinense”, completa o gestor.

No momento, a pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Proppg) coordena um grupo de trabalho para propor ações formativas que transversalizem os diferentes centros e cursos da Udesc. A ideia é contar com a participação de movimentos sociais, incluindo coletivos de mães, mulheres trans, pessoas negras e pessoas com deficiência, para fomentar uma cultura inclusiva na universidade.

Além destas ações, a Udesc possui ainda projetos específicos voltados à inserção e permanência das mulheres nas ciências. Entre as iniciativas estão o STEAMulando Futuros, em Joinville, e o Meninas Cientistas, em Balneário Camboriú. Continue a leitura e conheça os programas.

STEAMulando Futuros
O STEAMulando Futuros, cujo nome faz alusão à sigla em inglês para as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), tem o objetivo de capacitar as participantes nas áreas de pensamento computacional, inovação, ciência de dados, jogos e computação, colaborando para o desenvolvimento de habilidades técnicas, empreendedoras, éticas e sociais.

Conforme a coordenadora do programa, a professora do Departamento de Ciência da Computação, no Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) em Joinville, Isabela Gasparini, o STEAMulando Futuros pretende colocar a área de STEM como um caminho possível a ser trilhado pelas mulheres. “Nosso projeto é muito importante porque com ele as meninas podem vislumbrar um novo futuro”, salienta a docente.

Além de atividades de cada área e de mentorias para as integrantes que já têm experiência com os temas, Isabela explica que as meninas irão desenvolver projetos de vida, conjuntos, e um hackathon educacional, onde irão compartilhar as produções realizadas durante o ano.

O projeto foi contemplado na Chamada CNPq nº 31/2023 – Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação, e terá acesso a R$ 816.500,00 para bolsas e custeio de materiais.

Atualmente, 53 pesquisadores da Udesc e de universidades do Brasil e do exterior, incluindo Durham University, IFSC, UFSC, PUCRS, UTFPR e UFAM, colaboram para a iniciativa. Programas de pós-graduação e de extensão da Udesc Joinville como Interagir e SWE Udesc também estão na lista de apoiadores.

Saiba mais sobre o projeto pel os e-mails steamulando.futuros@gmail.com e isabela.gasparini@udesc.br

Meninas Cientistas
Na região da Foz do Itajaí, alunas da rede pública municipal de Balneário Camboriú com idades entre 10 e 14 anos são encorajadas a ingressar no campo da ciência e da tecnologia com o programa Meninas Cientistas.

Realizado pela Udesc em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o Rotary Club de Balneário Camboriú desde 2023, o projeto já contou com aulas sobre montagem e desmontagem de computadores, pacote Office, entre outros temas.

O diretor-geral da Udesc Balneário Camboriú, Oséias Pessoa, salienta que o projeto foi desenvolvido para desmistificar a ideia de que áreas como ciência, tecnologia, engenharia e matemática são exclusivas para meninos.

“A iniciativa reforça o papel transformador da educação pública e a importância de ambientes colaborativos para promover a equidade de gênero em setores estratégicos para o futuro”, afirma o docente.

Uma nova edição está prevista para 2025. Para saber mais sobre as ações, entre em contato com a Secretaria de Educação de Balneário Camboriú.


Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7934
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 13
  • Equipe planejando as ações do STEAMulando Futuros. Foto: Divulgação
  • Projeto Meninas Cientistas ocorre em Balneário Camboriú. Foto: Divulgação
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.