Prova do Enade é obrigatória para estudantes que
estão concluindo o curso - Arte: Gabriela Oliveira
Mais de mil alunos concluintes de 27 cursos de graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) que farão o
Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) deste ano devem preencher um
cadastro na internet com seus dados pessoais.
A data da prova está marcada para 26 de novembro. O resultado é um dos principais componentes para o cálculo dos indicadores de qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior do País.
O cadastro estará acessível aos estudantes no
site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) até 20 de novembro.
Devem fazer o exame todos os acadêmicos de graduação da Udesc que têm expectativa de conclusão de curso até julho de 2018 ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima estabelecida pelo currículo do curso.
A lista dos participantes é definida pelo
Sistema de Gestão Acadêmica (Siga). Quem não fizer a prova não poderá colar grau, pois o Enade é um componente curricular.
Os estudantes com dúvidas podem procurar a chefia de departamento do seu curso. É possível saber tudo sobre a prova no
Guia do Enade.
Os acadêmicos habilitados para o exame, independentemente de estarem com a matrícula trancada, deverão ser inscritos e realizar todas as etapas previstas no Enade.
Campanha para informar alunos
Com o objetivo de auxiliar os estudantes que farão a prova, a Udesc está promovendo uma campanha educativa sobre o tema.
O objetivo da
Pró-Reitoria de Ensino (Proen), com o apoio da
Coordenadoria de Avaliação Institucional (Coai), é incentivar os alunos da universidade a se informar sobre o exame, que tem perfil e formato diferentes das questões encontradas nos concursos de vestibular, por exemplo, pois são mais interpretativas.
A iniciativa prevê orientações para os estudantes e divulgação do calendário com as datas relativas à avaliação, entre outras ações.
Aplicado pela primeira vez em 2004, o Enade leva três anos para completar o ciclo de avaliação de todas as áreas do conhecimento – Ciências da Saúde, Agrárias, Sociais e Jurídicas, Engenharias e Licenciaturas. O resultado beneficia a instituição e também os alunos, pois aponta indicadores como o nível de qualidade dos cursos.
Cursos participantes deste ano
-
Engenharia Ambiental
-
Engenharia Florestal
-
Ciência da Computação
-
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
-
Engenharia Civil
-
Engenharia Elétrica
-
Engenharia Mecânica
-
Engenharia de Produção e Sistemas
-
Física (Licenciatura)
-
Matemática (Licenciatura)
-
Química (Licenciatura)
-
Pedagogia a Distância (Licenciatura)
-
Artes Visuais (Licenciatura)
-
Música (Licenciatura)
-
Sistemas de Informação (Ibirama)
-
Sistemas de Informação (São Bento do Sul)
-
Engenharia Sanitária
-
Educação Física (Licenciatura)
-
Engenharia de Alimentos
-
Engenharia de Produção - Habilitação em Mecânica
-
Arquitetura e Urbanismo
-
Engenharia de Petróleo
-
Geografia (Bacharelado)
-
Geografia (Licenciatura)
-
História (Bacharelado)
-
História (Licenciatura)
-
Pedagogia (Licenciatura)
Formato da prova
Os estudantes responderão dez questões de formação geral e 30 questões específicas de cada curso. A pró-reitora de Ensino da Udesc, Soraia Tonon da Luz, explica que, para fazer a prova, os acadêmicos precisam saber interpretar os textos.
"O Enade trabalha questões de formação geral, mas também de gênero, multiculturalidade, política, economia, direitos humanos. Mesmo que o aluno faça um curso de Fisioterapia ou Administração, precisa saber o que está acontecendo no País e no mundo e como pode contribuir", diz.
Outra parte que integra a avaliação, o Questionário do Estudante, visa conhecer o processo de formação dos alunos e saber como eles percebem a instituição, por meio de questões relacionadas ao perfil socioeconômico, estrutura curricular e oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional.
Valorização do ensino e do futuro profissional
O exame também pode apontar quais pontos devem ser melhorados para aprimorar a formação dos acadêmicos e serve para compor o Índice Geral dos Cursos (IGC), do Ministério da Educação (MEC).
"Uma vez que o curso seja bem avaliado, o diploma do aluno também terá mais peso no mercado de trabalho e fará com que ele seja cada vez mais valorizado como profissional", destaca a pró-reitora de Ensino.
A campanha para conscientizar os estudantes sobre a importância do Enade é parte integrante do Programa Institucional NDE - Valorização do Ensino de Graduação, coordenado pela Proen e pela Coai.
A iniciativa prevê atividades e estratégias para manter ou aumentar o nível de qualidade dos cursos de graduação mensurada em avaliações externas e internas, como a realizada anualmente pelo MEC.
Mais informações sobre a campanha e o Enade podem ser obtidas com a Proen pelo telefone (48) 3664-8129 e pelo e-mail
proen.reitoria@udesc.br.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010