Marcando os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922, o Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) recebe nesta terça-feira, 8, o pianista, compositor e professor aposentado de literatura brasileira na Universidade de São Paulo (USP), José Miguel Wisnik.
Wisnik apresentará a palestra “Nas veredas dos modernismos: ressonâncias da Semana de 22 - dos tropos medievais aos tropicalismos”. O evento ocorre às 12h no auditório do Departamento de Música da Udesc, com entrada gratuita e aberta ao público.
José Miguel Wisnik é autor de diversas obras sobre música e literatura, entre elas “O coro dos contrários: A música em torno da Semana de 22” (1977), “O som e o sentido: Uma outra história das músicas” (1988, 2017), “Sem receita: Ensaios e canções” (2004), “Veneno remédio: O futebol e o Brasil” (2008), entre outras obras.
Graduado em Letras pela USP, com mestrado e doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada pela mesma Universidade, tem sua carreira docente voltada à literatura brasileira, com ênfase em Modernismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Heitor Villa-Lobos, modernismo brasileiro, Semana de Arte Moderna, música e literatura, e música - história da linguagem.
O palestrante tem também quatro discos gravados: José Miguel Wisnik (1992), São Paulo Rio (2000), Pérolas aos Poucos (2003) e Indivisível (2011). É autor de trilhas para balés do Grupo Corpo, peças do Teatro Oficina e filmes como ‘Terra Estrangeira’ e ‘Janela da Alma’.
Serviço:
O QUÊ: Palestra com José Miguel Wisnik - “Nas veredas dos modernismos: ressonâncias da Semana de 22 - dos tropos medievais aos tropicalismos”.
QUANDO: 8 de novembro, às 12h.
ONDE: Auditório do Departamento de Música da Udesc Ceart. Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC.
QUANTO: Entrada gratuita e aberta ao público.
Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-835