Lily Sandoval Panduro compartilha trajetória e arte tradicional dos seus trabalhos
Arte: Divulgação
Nesta quarta-feira, 9 de abril, o Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) recebe a ceramista peruana Lily Sandoval Panduro para a Aula Magna do Departamento de Artes Visuais (DAV). O evento ocorre às 18h30, no auditório do bloco central.
O encontro propõe uma conversa sobre a trajetória pessoal da artista convidada e sua relação com o sagrado por meio da arte. Ceramista desde os nove anos, Lily aprendeu com a mãe a moldar e decorar peças com o estilo Kené, desenhos compostos por sistemas de linhas e padrões geométricos, com profundo significado simbólico, aplicados em vasos, tecidos e outros suportes. Além do trabalho artístico, ela também é guardiã dos cânticos sagrados de sua comunidade e desempenha o papel de transmitir os saberes ancestrais por meio da oralidade, do bordado e da cerâmica.
Natural da Comunidade Nativa Nuevo San Rafael, localizada na região de Ucayali, no Peru, Lily pertence ao povo Shipibo-Konibo, um dos mais numerosos da Amazônia peruana. Seu trabalho está enraizado na arte tradicional de seu povo e na herança cultural transmitida por sua mãe, Dora Panduro Silvano, reconhecida em 2009 como Pessoa Benemérita da Cultura Peruana pelo Instituto Nacional de Cultura do Peru, pela atuação na preservação do Kené.
Aberta e gratuita, a atividade integra o programa de extensão NUPEART Pro-Move, em parceria com o Projeto Integrado.
Serviço
O que: Aula Magna com a ceramista peruana Lily Sandoval Panduro;
Quando: 9 de abril, às 18h30;
Onde: Auditório do Bloco Central do Ceart, Av. Madre Benvenuta, 1907 – Itacorubi, Florianópolis/SC;
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade.
Núcleo de Comunicação Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350