Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

14/06/2024-08h01

Udesc Ceart recebe inscrições para edital de apoio à participação de pós-graduandos em eventos internacionais

O período para envio de candidaturas para a segunda chamada do PIAA-PG vai de 14 a 24 de junho

Foto: Jonas Porto
O Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Udesc está com inscrições abertas para a segunda chamada do edital do Programa de Internacionalização e Ações Afirmativas da Pós-Graduação (PIAA-PG). Elas devem ser realizadas via formulário online, disponível no site do programa, de 14 a 24 de junho.

O objetivo do PIAA-PG é apoiar financeiramente estudantes de mestrado e doutorado para a apresentação de trabalhos em eventos técnicos-científicos internacionais presenciais, por meio de auxílio para passagens e seguro-viagem. Esta chamada (2024/2) contempla eventos entre 1º de setembro e 15 de novembro. 

O auxílio é referente à apresentação de trabalhos relacionados à pesquisa do candidato ou da candidata no curso em andamento. Conforme a Resolução Consuni 62/2019, entendem-se por eventos técnico-científicos os congressos, seminários, simpósios e similares promovidos por instituições de ensino superior, associações profissionais ou instituições de estudo e/ou pesquisa com a finalidade de socializar, publicizar e debater a produção intelectual, bem como trocar experiências e atualizar conhecimentos.

De acordo com a Política de Ações Afirmativas na Pós-Graduação da Udesc Ceart, o PIAA-PG prevê a concessão prioritária do apoio financeiro a pessoas negras, indígenas, quilombolas, trans (transexuais, transgêneros ou travestis), pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Como participar e etapas da seleção

Para concorrer, o aluno ou a aluna deverá possuir matrícula regular em um dos cursos de mestrado ou doutorado da Udesc Ceart há no mínimo dois semestres; não ter sido contemplado(a) com recursos para passagens em eventos no exterior ao longo do curso; e não ter solicitado prorrogação do prazo para a defesa da dissertação ou tese, além de outros requisitos que constam no edital.

A seleção ocorre em duas etapas: primeiro, é realizado um ranqueamento que valoriza questões vinculadas às políticas de ações afirmativas da Udesc Ceart, como a ênfase e a valorização de eventos latino-americanos, o custo das passagens e o tempo de permanência no curso. Na segunda etapa, é feita a análise das modalidades de inscrição, levando em consideração as cotas das ações afirmativas.

O formulário de inscrição, assim como o edital e demais documentos relacionados, estão disponíveis na página do PIAA-PG. Os documentos necessários para inscrição são: formulário preenchido e assinado, exposição de motivos, comprovante de matrícula, histórico escolar, cópia do aceite do trabalho ou justificativa, cópia do folheto ou site do evento, orçamento atualizado da passagem, além dos documentos específicos conforme a modalidade de ação afirmativa (AF-I e/ou AF-II).

Sobre o PIAA-PG

Este é o terceiro ano consecutivo em que edital do Programa de Internacionalização e Ações Afirmativas da Pós-Graduação (PIAA-PG) é publicado pelo Ceart. A primeira chamada de 2024 recebeu inscrições em março e teve duas candidaturas aprovadas. Para a professora Viviane Beineke, diretora de Pesquisa e Pós-Graduação, a importância do programa está na possibilidade de qualificação da formação de alunos e alunas. "O edital contribui também com a internacionalização dos programas de pós-graduação, valorizando especialmente as parcerias latinoamericanas”, destaca a docente.

No ano passado, sete estudantes foram contemplados, enquanto no ano anterior quatro receberam o auxílio para apresentarem seus trabalhos no exterior. Saiba mais no site do programa.

Núcleo de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h