Reitor e equipe estiveram no centro onde também trataram sobre o prédio do curso de Design
Reitor e equipe, com servidores e equipe diretiva do Ceart.
Foto: Heloíse Guesser.
O Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), após um período de reforma, reabriu nesta quarta-feira (9) o laboratório de fotografia do centro. Com orçamento de aproximadamente R$160 mil, o local recebeu todos os reparos necessários para atender às demandas dos cursos, especialmente Artes Visuais e Design.
Na ocasião, o reitor Dilmar Baretta e membros da sua equipe, estiveram com a equipe diretiva do Ceart e membros da comunidade, inaugurando a placa referente à obra realizada no último ano. “Nós ficamos muito felizes com a inauguração, era uma obra muito esperada pelo Centro de Artes e com certeza muito importante para os cursos que a ele estão vinculados. Parabenizo o Ceart, que inicia 2022 com a inauguração dessa brilhante obra”, afirma o reitor.
Para a gestão da Udesc Ceart o resultado atingiu o objetivo de recuperar um espaço de grande importância, visto que o laboratório de fotografia possui todos os equipamentos e espaços necessários para o trabalho com a fotografia analógica, e é um dos poucos laboratórios do gênero existentes no Brasil. “É muito importante recuperar essa edificação com uma reforma completa do prédio. Toda a parte estrutural, desde o piso os telhados, as cobertutras e calhas, até o sistema hidráulico, todos contemplados. Devolvemos ao Ceart um prédio com capacidade adequada para o uso dos alunos e para que a fotografia analógica possa ser retomada no centro”, comenta o diretor administrativo do Ceart, Gustavo Pinto de Araújo.
Para o técnico em fotografia Roberval de Oliveira Santos a expectativa é que o laboratório seja mais e melhor utilizado. “Além das aulas, esperamos poder oferecer outras atividades como oficinas e cursos, aproveitando ainda mais esse espaço, que é um dos últimos desse estilo no Brasil”, acrescenta Roberval.
Reunião sobre o prédio do Design
Na mesma tarde, as equipes da Reitoria e do Centro de Artes, realizaram uma reunião para tratar do projeto para o prédio do Departamento de Design (DDE).
A professora Anelise Zimmermann e o professor Célio Teodorico dos Santos, Chefe e Sub-chefe do DDE, respectivamente, apresentaram ao reitor e pró-reitores presentes, para dar continuidade às etapas de construção do prédio do curso, o projeto da oficina metal-mecânica a partir de contêiners habitáveis para licitação. “Apresentamos a proposta dessa estrutura temporária para que possamos dar continuidade às atividades da oficina durante a construção do prédio do Design. Um espaço que seja adequado e seguro para o uso dos equipamentos na elaboração de protótipos e produtos”, explica Anelise.
Ainda de acordo com a professora, após a construção do prédio, o espaço da oficina poderá ser utilizado como local multiuso, para exposições, convivência e eventos.
A diretora-geral do Ceart, Daiane Dordete, afirma que são diversas as etapas até a conclusão da edificação: “Precisamos, ainda, fazer a sondagem do terreno, licitar projetos complementares, para aí sim chegar à licitação da construção do prédio. A expectativa é que o recurso seja liberado rapidamente para seguirmos até a licitação da etapa final”, finaliza Daiane.
Confira os registros na
galeria de imagens.
Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350