Kiyo Kaito no Ceart Aberto edição Imin Matsuri 2024. Foto:
Gustavo Fidelis
Nesta quarta-feira, 19, o Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Udesc promove encontro com Kiyo Kaito, artista que traz para o Brasil a tradição da música ancestral japonesa. Durante a atividade, Kaito compartilhará sua trajetória artística e sua experiência com os cantos Minyo e Bon Odori e o instrumento Shamisen. Estão disponíveis 10 vagas por meio do
formulário online.
Além da conversa, Kiyo Kaito também conduzirá oficinas práticas de Shamisen em 20 e 21 de julho, com 6 vagas disponíveis por horário. Todas atividades serão nas salas 14 e 15 do Departamento de Música (DMU), onde os participantes terão a oportunidade de aprender e vivenciar essas expressões culturais de forma direta.
Hisae Kaneoya, fundadora e gestora do Nipocultura, destaca a importância de iniciativas como essa para manter viva a cultura e as tradições japonesas. "Conhecer a cultura do outro nos faz perceber melhor a nossa própria cultura. O intercâmbio é importante para que possamos perceber, aprender, respeitar e melhorar uns aos outros", afirmou Kaneoya.
Cantos Minyo e Bon Odori
São canções que retratam o cotidiano dos trabalhadores, seus pensamentos e emoções com o intuito de dar ritmo e força para quem está executando o trabalho. Além da função de entretenimento em festivais e casamentos, alguns desses minyos faziam parte de rituais religiosos.
Shamisen
É um instrumento musical antigo japonês, com três cordas e um metro de comprimento. Mesmo no japão, o instrumento corre risco de extinção.
Interessados em participar das oficinas podem se inscrever por meio do formulário online,
aqui.
Programação
Quarta-feira (19/06)
– Canto Minyo/Bon Odori e Shamisen
Horários:
14h às 15h30
16h às 17h30
18h às 19h30
Quinta-feira (20/06)
– Aula de Shamisen
Horários:
14h às 15h
15h às 16h
18h às 19h
Sexta-feira (21/06)
– Aula de Shamisen
Horários:
15h às 16h
17h às 18h
18h às 19h
Serviço
O que: Oficinas de Minyo, Bon Odori e Shamisen com Kiyo Kaito;
Quando: 19, 20 e 21 de junho;
Onde: Departamento de Música (DMU) da Udesc Ceart;
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade.
Núcleo de Comunicação da Udesc Ceart
Por Gustavo Fidelis, estagiário de Jornalismo, sob supervisão da jornalista Carolina Dall'Agnese.
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350